Deputado petista vice-líder do governo Lula teve reunião com ministro Rui Costa, que informou retirada da empresa do Plano Nacional de Desestatização
A Trensurb seguirá pública.
Quem garante é o ministro Chefe da Casa Civil do Governo Lula, Rui Costa. Ele se reuniu nesta terça-feira, 23, como o deputado federal gaúcho Elvino Bohn Gass (PT), vice-líder do governo na Câmara. Costa confirmou que a empresa será tirada do Plano Nacional de Desestatização o que, na prática, mantém a Trensurb sob controle estatal.
Também está confirmado para 16 de junho a próxima reunião do Conselho de Gestão da Trensurb. O encontro é importante para aprovar a nova diretoria da empresa que será presidida pelo ex-prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT). O nome dele foi confirmado por Lula em fevereiro depois que Nelsinho Metalúrgico, ex-deputado estadual e morador de Canoas, havia sido especulado para o cargo.
Ainda não há confirmação, mas a diretoria administrativa da Trensurb deve ser ocupada por uma figura conhecida de Canoas. A ex-secretária da Fazenda do governo Luiz Carlos Busato, Vanessa Rocha, é a indicada para a função pelo MDB. Avante e PV disputam, ainda, um terceiro posto da direção da empresa. Até o dia 16, as composições políticas devem ser fechadas com a Casa Civil.