Prefeito e filho de ex-prefeito voltam a dividir a mesma mesa com vereadores e presidentes de partido para discutir a política, as parcerias e as eleições de outubro
Está virando cena comum ver Jairo Jorge e Rodrigo Busato à mesma mesa. Nesta segunda, 4, mais uma vez os dois foram os anfitriões de um encontro com partidos, vereadores e lideranças políticas para pensar, planejar e, à medida do possível, antecipar outubro. É cedo, porém, para dizer que está tudo resolvido.
O encontro desta segunda mostra mais uma vez o ‘poder de fogo’ que JJ tem, especialmente na Câmara nesta legislatura. Estiveram na conversa, feita em uma das salas do Canoas Park Hotel, 11 vereadores e representantes de 12 partidos. Além do PSD, União Brasil, Republicanos, PT, PDT, PV, PCdoB e Podemos, o grupo ganhou a adesão de quatro novas agremiações: PSB, AGIR, Solidariedade e Avante do récem empossado presidente estadual Mário Cardoso. Oficialmente, o encontro tratou da composição das nominatas para disputa da eleição de outubro.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Avante gaúcho está sob o comando de Mário Cardoso: as três missões de Tibé ao ‘articulador’
O blog apurou que o plano do grupo é compor nominatas competitivas e aproveitar as oportunidades da janela para acomodar os 11 que tem mandato na composição das forças que estarão juntas nas urnas. Simbolicamente, no entanto, aprofunda a tese de que Jairo e Rodrigo Busato farão a dobradinha de candidato a prefeito e vice.
O tempo dirá que se esse namoro dá casamento – por isso a ideia de que o encontro é uma ‘senha’ e não um fim em si mesmo. No próximo encontro do grupo, no dia 18, as coisas devem avançar.
Vale dizer, para não deixar este post com meia-notícia, que os vereadores à reunião foram a dupla do PSD, Jefferson Otto e Patetta; Eracildo Link, do MDB; Pastor Duarte, do Republicanos; José Carlos Patrício e Aloísio Bamberg, do PP; Alexandre Gonçalves, do PDT; Laércio Fernandes, do Podemos; Cris Moraes, do PV; e a dupla do PT, Emílio Neto e Maria Eunice. Fora o pessoal do PV, do PT e do Republicanos, todos os demais estão envolvidos na janela de troca-troca que começa na quinta, 7. E, por óbvio, vão reforçar os partidos do grupo em questão.