BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | JJ, Busato e o bloco dos 11 que antecipa a janela: outubro é logo ali

Encontro nesta segunda, 19, pôs à mesa Jairo Jorge, Luiz Carlos Busato e 11 dos 21 vereadores da atua legislatura. Foto: Márcio Marques/Divulgação

Reunião de quase duas horas dá sinal de unidade a duas semanas da abertura da janela de troca-troca partidária

Se alguém achava que Jairo Jorge e Luiz Carlos Busato estavam estremecidos, repare na foto que ilustra este post.

No final da manhã desta segunda-feira, 19, os dois receberam representantes e vereadores do PT, PV, PDT, PSD, União Brasil, Podemos e Republicanos em um dos salões do Canoas Park Hotel. O assunto? Unidade, janela, eleições. Enfim, política.

Sentaram à mesa os vereadores Jeffeson Otto e Pateta, do PSD; Aloísio Bamberg e José Carlos Patrício, do PP; Pastor Duarte, do Republicanos; Laércio Fernandes, do Podemos; Alexandre Gonçalves, do PDT; Maria Eunice e Emílio Neto, do PT; e Cris Moraes, do PV. Também estava à mesa Eracildo Link, do MDB – que vem sendo especulado como novo reforço do Republicanos.

É simbólico pela relação JJ-Busato, mas também pelos 11.

São estes 11 que deram sustentação à decisão de Cris Moraes de não renunciar à presidência da Câmara em dezembro passado. E são os mesmos que impõe uma barreira que impede o avanço de um eventual pedido de impeachment contra Jairo Jorge na Câmara de Canoas.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Nedy muito perto de ser anunciado pelo PP: o comandante em chefe e o partido ‘viável’

CANOAS | Jonas e o ‘pente-fino’ no MACA do ex-amigo Giovani: a chance de uma CPI de alvo duplo

De olho em outubro

O plano do grupo é trabalhar para construir nominatas consistentes para outubro. Faltando duas semanas para a abertura da janela de troca-troca na Câmara, o plano é atrair inclusive parlamentares com mandato para o bloco.

Para isso, vão em busca partidos que não aderiram ao governo Nedy de Vargas Marques – notadamente, o PSDB, o PSB e o Avante. Curioso é que o Avante ainda mantém a filiação do prefeito em exercício, que está alinhado com o PP, mas ainda não anunciou de forma oficial o seu destino político.

O Avante, que estava à beira de uma extinção, deve ressurgir. A direção nacional da sigla pensa em convidar um nome já estabelecido na política local para assumir o comando do partido no Estado – o que respinga em apoio ao bloco em Canoas.

Já o PSDB está com conversas adiantadas para filiar os vereadores José Carlos Patrício e Aloísio Bamberg – ou pelo menos um deles. Ambos estão em rota de colisão com o presidente municipal do PP, Marcos Daniel, e a crise só agravou com a notícia do namoro com Nedy. A direção estadual tucana põe fé na dupla e dá o ‘ok’ à parceria com a dupla JJ-Busato se disso depender a filiação dos dois.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade