BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘Plano Nedy’ para multiplicar por 8 as consultas especializadas pelo SUS: sai a telemedicina, entram os credenciados

Foto: Derli Colombo Jr./ECom PMC

Governo informa que lançará nos próximos dias edital para contratação de profissionais e clínicas para dar conta da demanda e ampliar para 10 mil as consultas especializadas em Canoas

Nos próximos dias, a Secretaria Municioal de Saúde deve realizar a contratação imediata de clínicas médicas ou profissionais particulares para atender 18 diferentes especialidades. Com isso, a Prefeitura projeta ampliar o volume de atendimentos pelo SUS, passando de 1.252 para até 10 mil consultas mensais.

A iniciativa vai substituir o antigo serviço de telemedicina, que no dia 1º de novembro do ano passado, recebeu apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), indicando sobrepreço. O contrato foi assinado em 29 de dezembro de 2021 e descontinuado em janeiro deste ano.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Juares e a tese do ‘10 para 1’ em cima de Martini: o raíz e o neo-bolsonarismo na arena

CANOAS | PT, PV e PCdoB vão sair em ‘caravanas’ pela cidade para montar programa de governo e discutir candidatura

“Entendemos a relevância da telemedicina, mas não podemos continuar com um projeto que apresenta sobrepreço. É nosso dever como gestor público garantir que os recursos dos contribuintes sejam utilizados de forma eficiente e transparente. Por isso, optamos por, não apenas interromper o contrato, mas, principalmente, encontrar uma alternativa viável para atender às necessidades de saúde da nossa população”, salientou o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques.

“A contratação deve contemplar dois modelos, tanto consultas físicas presenciais como presenciais virtuais, quando os usuários recebem a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações”, explica o secretário de Saúde, Jurandir Maciel. Ele salienta que a ideia é ampliar a oferta do serviço, desafogando as listas de espera. Além disso, está construindo parcerias com as estruturas hospitalares da cidade.

Entre as consultas de especialidades a serem contratadas, estão as de neuropediatria e psiquiatria. Esses dois profissionais, por exemplo, devem garantir atendimento aos usuários que necessitam de diagnóstico para o Espectro Autista ou precisam reavaliar e ajustar a medicação. “Vamos priorizar os pacientes que já estavam agendados pela Telemedicina e dar sequência, atendendo à lista de espera”, informa o secretário de Saúde.

Texto: ECom/PMC

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade