Segurança

CANOAS | Roubo de carros cai quase pela metade em nove meses

Delegado Emerson Wendt no Observatório de Segurança: números mostram queda na criminalidade da cidade. Foto: Arquivo RB

Roubo de veículos tem queda de 45,7% conforme dados dos nove primeiros meses do ano comparados ao mesmo período de 2020

 

O Observatório de Segurança Pública de Canoas divulgou os dados da criminalidade no município, que apresenta uma queda nos índices de violência para os primeiros nove meses de 2021 (janeiro-setembro), quando comparado ao mesmo período de 2020. 

Os índices representam uma redução histórica para o primeiro semestre, desde que os dados começaram a ser computados pelo Observatório, em 2009, que considera as ocorrências da Polícia Civil e da Brigada Militar. As informações são coletadas diariamente pela entidade.

O destaque é a queda do roubo de veículos, que registrou redução de 45,7%. Para o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, esse dado se deve a uma maior integração entre as forças de segurança do município, às câmeras de videomonitoramento, ao cercamento eletrônico e aos investimentos em inteligência e análise criminal. “Estamos trabalhando de forma estratégica, com análise criteriosa das informações, com ampliação da atuação da Guarda Municipal e com integração com as outras forças de segurança que atuam no município”, destaca. 

Números

Em comparação aos primeiros 9 meses de 2020, a redução é de:
Furto de veículos: Redução de 2,4% 
Roubo de veículos: Redução de 45,7%
Roubo a Pedestre: Redução de 14,3% 
Homicídios: Redução de 8,11% 

 

Cercamento eletrônico

Canoas possui 18 pontos com câmeras do cercamento eletrônico nos limites do município com outras cidades. O sistema identifica placas de veículos furtados ou roubados através da base de dados do Detran e um alerta é emitido para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que, imediatamente, aciona a Guarda Municipal ou uma guarnição da Brigada Militar. Até o final de 2021, o objetivo é incluir pontos de cercamento eletrônico de veículos dentro do município, auxiliando as forças de segurança na prevenção e investigação de delitos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade