Prefeito Jairo Jorge assinou na manhã desta segunda a ordem de início dos serviços de gestão do hospital que já é o terceiro maior do Estado
Nesta segunda-feira, 16, o prefeito Jairo Jorge assinou a ordem de início de serviços da nova entidade que fará a gestão do Hospital Universitário, o HU, em Canoas. A instituição Associação Saúde em Movimento (ASM), que venceu a licitação aberta ainda em 2023, ficará responsável pela administração do HU por 60 meses. Desde maio de 2022, o hospital era administrado pela prefeitura por meio de intervenção judicial que irá se encerrar na sexta-feira, 20. A contratação foi debatida, discutida e acompanhada pelo Ministério Público e pela 2ª Vara Cível da Comarca de Canoas, atuantes no processo de intervenção judicial, que deram aval para a medida.
O prefeito Jairo Jorge reforçou a importância do HU e falou sobre a expectativa dos avanços que a nova administradora trará. “Este hospital é uma das maiores instituições do estado, sendo grande referência em maternidade, cateterismo cardíaco e diversas outras especialidades. Com este novo momento, esperamos que a entidade traga maior expertise de gestão, aporte de novas tecnologias, principalmente para requalificar o hospital e avançar nesta área da inovação. Fizemos um longo processo de averiguação e investigação da instituição, para garantir que esse hospital estaria em boas mãos, e ficamos muito satisfeitos com todas as credenciais que a ASM nos apresentou”, frisou.
Já o CEO da ASM, Claudio Vitti, destacou o compromisso da instituição em trabalhar para aprimorar o funcionamento do HU. “Para nós, é uma grande honra, é muito além de gerir mais um projeto. Uma gestão compartilhada, de muita troca com a cultura local, para possamos aprender juntos e garantir o melhor atendimento possível, sendo a resposta para aqueles que mais precisam. Vamos trabalhar muito para recuperar a história e a trajetória do HU, suprindo as dificuldades que o hospital enfrenta, mas também valorizando e ampliando aquilo que já funciona muito bem”, destacou.
Vitti disse, ainda, que até o dia 15 de janeiro o HU deve receber um novo equipamento de ressonância magnética, utilizado para diagnósticos precisos com o uso de imagem. O plano da entidade é modernizar a estrutura do hospital, recuperar a relação com fornecedores e ampliar a capacidade de atendimento na instituição.
O novo contrato garante a estabilidade de todos os funcionários por 180 dias, além de um levantamento, em até 60 dias, de todos os passivos do hospital em relação a rescisões trabalhistas, despesas de fornecedores e tributos que estão com pagamento pendente. Além disso, será feito um encontro de contas com a Funam, antiga administradora do HU.
Sobre o HU
O Hospital Universitário de Canoas é referência para 150 municípios do Rio Grande do Sul, em 32 especialidades, contando com uma das maiores maternidades do estado. O HU possui 482 leitos ativos para atendimentos exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 80 de UTI. Entre os principais indicadores, o HU realiza, mensalmente, 1,2 mil internações, 300 procedimentos, 700 cirurgias, 150 atendimentos ambulatoriais, 250 partos, sete mil exames e 42 mil atendimentos laboratoriais.
Com informações do ECom/PMC