Em uma semana literalmente abaixo d’água, pelo menos 33 bairros – mais de 30 mil economias – de Gravataí vivem o quarto dia de torneiras secas, nesta sexta, por causa do rompimento de uma adutora da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) ocorrido por volta das 8h de terça passada (28/5) sob a cabeceira norte da ponte sobre o arroio Passo dos Ferreiros.
No local a empreiteira carioca Ecovilla Construções está fazendo a duplicação das pontes do Parque. De segunda para terça, um verdadeiro “toró” – alguns falam em mais de 100 milímetros de chuvas – instabilizou o aterro da cabeceira da ponte, que acabou ruindo também em razão da forte correnteza da enchente do arroio. Um poste caiu e a adutora da Corsan se rompeu.
Desde então a parte central de Gravataí está sem o abastecimento de água potável, bem como os moradores e as empresas que ficam ao Sul, nas vilas e bairros até a altura da parada 72. A falta de água não atingiu a região do Parque dos Anjos e os bairros da região na direção norte, eixo da RS-030 na direção de Glorinha.
Vazamento
Na madrugada de hoje, 1h30min, a Corsan publicou em seu site oficial uma foto de funcionários perfilados (imagem abaixo) com a notícia dando conta que, após 65 horas de trabalhos estava concluído o trabalho de conserto da adutora e que o abastecimento começaria a se normalizar para a parte da população que, até então, estava sem água.
Pela manhã, antes das 8h, a assessoria de comunicação da Prefeitura divulgou comunicado dando conta do término do serviço e da liberação das pontes para o tráfego de veículos nos dois sentidos. Ontem o trânsito estava restrito a veículos de emergência, em serviço e coletivos, para que os funcionários da Corsan pudessem trabalhar no local.
O problema é que após ter dado o trabalho por finalizado, foi constatado um vazamento no local do reparo, situação que só foi verificada após a tubulação receber a pressão da água. Isso exigiu que novas intervenções fossem feitas ao longo desta manhã para resolver o novo problema. Mesmo assim, a nota informa que o abastecimento está sendo normalizado.
: Na madrugada, funcionários da Corsan dando o conserto como concluído
Da Corsan:
— …A regularização do fornecimento deve começar pela região central da cidade, chegando aos bairros mais altos e/ou afastados até o início da tarde desta sexta-feira (31). Para mais informações, acesse a seção Situação do Abastecimento de Água no site (corsan.com.br) ou ligue para o Corsan 24 Horas, no telefone 0800.646.6444.
LEIA TAMBÉM:
CAOS DESTA QUINTA | Terceiro dia sem água e trânsito totalmente interrompido
CAOS | Conserto da adutora da Corsan ainda vai demorar
CAOS NAS PONTES DO PARQUE | Trânsito interrompido, falta d’água e expediente suspenso
O que a chuva causou – e o que pode acontecer – em uma das pontes do Parque