Com o intuito de expandir seu trabalho literário, o professor da rede municipal Germano Braun se lançou em um novo desafio: a carreira de escritor. Em um encontro prestigiado pela Secretaria da Educação de Gravataí (Smed), o educador apresentou “Casos do Acaso”, seu primeiro livro publicado.
O lançamento do livro foi realizado nesta segunda-feira, 7, na Livraria Clip, em Gravataí. A secretária da Educação Aurelise Braun representou oficialmente a Smed e reafirmou o apoio à capacitação e ao crescimento profissional dos educadores da rede municipal.
– É gratificante ter um profissional como Germano, que, além de excelente orientador escolar, aborda temas importantes para os alunos do município em suas peças teatrais e escreve textos voltados para o público infantil. Tenho certeza que ele terá ainda mais sucesso a partir desta nova realização – completou a secretária.
Germano dirige com muita dedicação o grupo teatral infantil “Os Arteiros” na EMEF São Marcos. Durante o Maio Laranja, mês do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a peça produzida pelo educador, com a temática do combate ao abuso infantil se tornou um sucesso na comunidade escolar.
Nesta nova fase, ao investir em novos públicos, Germano revela que está se “colocando à prova”.
– Senti vontade de fazer algo que não havia feito. Então parti para uma história adulta, para ver se agradaria tanto quanto os textos infantis ou pedagógicos – conta o escritor.
Ambientada na Porto Alegre dos anos 1990, “Casos do Acaso” conta a história de uma bela jovem chamada Mariana. Disposta a deixar o passado para trás e fugir dos julgamentos de uma sociedade moralista e conservadora, luta para iniciar uma nova fase, mas percebe que não será fácil vencer a falta de oportunidades, o preconceito e a discriminação.