coluna do silvestre

CCR ViaSul anuncia que começa a cobrar pedágio em fevereiro

Obras no pedágio de Victor Graeff, uma das quatro praças que a concessionária vai ativar na BR-386, está em fase de conclusão. FOTO | CCR ViaSul

A empresa CCR ViaSul, que no ano passado venceu a licitação para administrar quatro rodovias federais no território do Rio Grande do Sul, trechos que assumiu em fevereiro passado, anunciou que no mês que vem deve colocar em funcionamento as novas praças de pedágio previstas no contrato assinado com o Ministério dos Transportes e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Com as obras 80% concluídas, a CCR ViaSul quer fazer funcionar até o final de fevereiro as novas cinco praças de pedágio que estão com as obras em fase de finalização e localizadas na BR-101, em Três Cachoeiras, e na BR-386  em Victor Graeff, Fontoura Xavier, Paverama e Montenegro. A tarifa inicial será de R$ 4,40 por eixo.

Até a próxima semana, a concessionária prevê a finalização da instalação das cabines e construção dos prédios administrativos e operacionais. Na sequência inicia a implementação de sistemas e tecnologia. Após a superação destas etapas, prevista para o começo de janeiro, a CCR ViaSul entrega as novas praças para vistoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Com a aprovação do órgão federal, a CCR ViaSul definirá o começo oficial da cobrança e a operação branca, que acontecerá 10 dias antes e tem como objetivo testar, na prática, o funcionamento das praças (atendimentos e sistemas), além de informar usuários sobre o início da cobrança.

 

PARA SABER

 

Os profissionais que atuarão no atendimento das cinco novas praças estão sendo contratados e os treinamentos estão previstos para o começo de janeiro.

 

Em Gravataí

 

1

Na BR-290 (Freeway) a CCR ViaSul já iniciou a construção da nova praça de pedágio no quilômetro 60 da rodovia, entre o Condomínio Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG) onde fica a sede da montadora General Motors (GM) e o município de Glorinha. O prazo para iniciar a cobrança do pedágio no local é o mês de agosto próximo.

 

2

A nova praça de pedágio da CCR ViaSul na Freeway substitui a praça atual, no quilômetro 77, altura do Distrito Industrial de Gravataí. Trata-se de uma reivindicação antiga que tem a finalidade de “isentar” do pagamento os motoristas que residem em Gravataí e todos os dias têm que se deslocarem para Porto Alegre.

 

3

Pelo contrato de concessão assinado pela CCR ViaSul, a empresa ainda deve construir duas alças de acesso à Freeway. Uma pela avenida Teotônio Vilela (Parque Florido) e outra no quilômetro 62, acesso à estrada Barro Vermelho. Com isso, a Freeway será integrada ao tráfego de Gravataí desafogando o trânsito a avenida Dorival de Oliveira principalmente em horários de pico.

 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade