CICLONE

Ciclone: Prefeitura atende mais de 1.200 pessoas afetadas pelas chuvas e cancela aulas de quarta em Gravataí; Veja o flagelo em imagens

Fotos Thiago Cechinel

A terça-feira, 26, foi marcada por fortes chuvas, ventos e queda de granizo.

Durante o dia, a Prefeitura de Gravataí por meio da Defesa Civil e Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), trabalhou para mitigar os danos causados pelos eventos climáticos e atender a população, como mostram os registros do repórter fotográfico Tiago Cechinel.

No final desta tarde, o prefeito Luiz Zaffalon cancelou as aulas da rede municipal de ensino nos três turnos, manhã, tarde e noite, na próxima quarta-feira, 27. Aproximadamente 1.200 pessoas afetadas.

Além da distribuição de mais de mil metros de lona, no início da tarde as equipes da Guarda Municipal retiraram moradores que tiveram suas casas alagadas.

No bairro Vila Rica, região da rua Lagoa Formosa, o Arroio Barnabé transbordou e 35 pessoas precisaram sair de suas casas, incluindo crianças de colo. De acordo com o Guarda Municipal Gustavo Gattino, os moradores se encaminharam para casas de conhecidos e familiares.

Além do cancelamento das aulas, o prefeito também solicitou o fechamento das Unidades de Saúde da Família Morungava, Costa do Ipiranga e São Marcos.

– Passamos o dia trabalhando, ajudando a comunidade e atendendo todos os chamados que recebemos. Tanto a Guarda, quanto a Defesa Civil e as equipes da assistência social estão desde o início do dia na rua para auxiliar a população – disse.

No bairro Mato Alto, a moradora da rua Brasília, dona Lene, conta que o nível do rio subiu de uma hora para outra.

– Meu marido saiu para trabalhar pela manhã e a água não estava nem perto. Agora precisamos improvisar uma forma de sair de casa, pois ela já está chegando na porta – explica.

Segundo a Defesa Civil, além do Mato Alto e da Vila Rica que sofreram com as chuvas e alagamentos, a Costa do Ipiranga e o Miraflores foram fortemente atingidos pelo granizo.

Os números da Defesa Civil mostram que, desde sexta-feira, já foram mais de 137mm de chuva no município, 43 apenas hoje. O Rio Gravataí está com 4,81m, o nível normal é de 2,60m.


Para onde ligar


A Defesa Civil está trabalhando para atender todos os atingidos e foram disponibilizados contatos diretos para a solicitação de lonas e telhas. O morador pode ligar para (51) 9 9677.5371.

A assistência social está atendendo no número (51) 3600.7131 e a Guarda Municipal no 153.

Em qualquer caso de emergência, a população também pode ligar para a Defesa Civil (51) 9 9332.7385, Bombeiros, 193, Brigada Militar, 190, SAMU, 192 ou Fiscalização de Trânsito, 51 3600.7107.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade