Em busca da inclusão e da inovação no ambiente escolar, a Secretaria Municipal da Educação (Smed), em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, tem promovido cursos e disponibilizado materiais aos professores para trabalhar com alunos de baixa visão e deficiência visual total, da rede municipal de Gravataí.
Ao todo, foram disponibilizados 89 kits “braille bricks Brasil” e 55 pastas com livros do tema “Dorinha e Turma da Mônica” em tinta-braille no formato audiolivro ( gravação do conteúdo de um livro narrado) e audiodescrição (faixa narrativa adicional para pessoas com deficiência visual).
Divididos em duas turmas, o curso foi oferecido para todos os professores da rede de forma online, trabalhando a teoria, a prática e demais planejamentos.
Para a coordenadora do núcleo de educação especial da Smed, Simone Coelho, a previsão é que o material seja aplicado ainda essa semana em sala de aula.
– O curso está na reta final, estamos organizando os últimos planejamentos de trabalho e a previsão é que nos próximos dias seja aplicado nas escolas – disse Simone.
O objetivo principal do projeto na área pedagógica é a inclusão dos alunos no ambiente escolar, além do auxílio na alfabetização e no incentivo das crianças a trabalharem em grupo. Para a assessora do núcleo de educação especial, Maryane Valério, é de extrema importância esse tema ser trabalhado nas salas de aula.
– Além dos alunos estarem muito empolgados com essa novidade, o projeto também gerou curiosidade e interesse nos professores em trabalharem cada vez mais com a inclusão em sala de aula – disse Maryane.
Conformo a coordenadora, tornar a educação mais inclusiva é uma pauta recorrente da Prefeitura que, por meio da Secretaria Municipal da Educação, tem feito diversos investimentos na área: além da conquista de chegar ao número de 56 salas de recursos, que são espaços para atendimento especializado a crianças e a adolescentes com deficiência, o município foi o primeiro no Brasil a adquirir, para todos os alunos com deficiência visual do município, o OrCam, óculos inteligente que possibilita o reconhecimento de rostos, leitura de livros e identificação de obstáculos, dando mais autonomia aos estudantes da rede.