Os 'coletes verdes' estarão a partir da desta segunda-feira, 4, as áreas de grande movimentação da cidade, como o Centro, o Parque dos Anjos, as moradas do Vale, entre outras, dando orientações sobre o novo coronavírus a comerciantes, clientes e para quem estiver nas ruas.
As atividades comerciais, industriais e de serviços serão retomadas, sob novas regras sanitárias, a partir de amanhã, como o Seguinte: tratou em As regras de Gravataí para comércio abrir e população andar na rua; expectativa e realidade.
O trabalho de orientação e auxílio com informações à comunidade será realizado por cerca de 50 servidores. Usando coletes verdes, identificados com o nome do Comitê de Solidariedade ao Enfrentamento do Coronavírus, este grupo realizará acolhimento e tirará dúvidas de quem estiver na rua, além de orientar, principalmente, o uso de máscaras e o distanciamento de dois metros entre as pessoas.
A ideia de formar o grupo de orientadores partiu do prefeito Marco Alba e tem a intenção de acolher a comunidade, orientando neste momento delicado de pandemia.
– As pessoas precisam estar informadas e saber que o cuidado e o comportamento individual, está diretamente relacionado à sua saúde e, principalmente, a saúde do outro. Tenho dito neste período que ninguém tem o direito de colocar a vida do outro em risco, e medidas simples, como o uso da máscara e o respeito ao distanciamento interpessoal de no mínimo dois metros, são fundamentais para que a cidade passe por este período difícil.
O grupo que trabalhará neste início recebeu uma série de orientações durante a semana, que culminaram, neste sábado, 2, com a entrega dos coletes de identificação.
– Vamos fazer o que for preciso para ajudar a cidade a passar por este momento de pandemia – disse o prefeito, projetando ampliar o grupo em caso de necessidade.
Marco Alba lembra que o uso obrigatório de máscaras é para todas as pessoas que estiverem circulando pela cidade, seja a pé ou de transporte coletivo, como ônibus, táxi e carro de aplicativo.
– Estamos retomando as atividades econômicas, como a abertura do comércio, e isso não significa retomarmos a vida que tínhamos antes da COVID-19. Para que este cenário de abertura parcial e com regras estabelecidas pelo decreto 17896/20 seja mantido, é fundamental que todos tenham consciência do seu papel neste contexto.
LEIA TAMBÉM
As regras de Gravataí para comércio abrir e população andar na rua; expectativa e realidade
Prefeito, não abra o comércio já!; a bandeira laranja e ’Tubarão’ em Gravataí
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus