Em resposta às temperaturas mínimas que podem chegar a 1°C nesta semana, Gravataí intensificou o serviço de abordagem social noturna voltado para pessoas em situação de rua. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) em parceria com o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), visa encaminhar essa população vulnerável para abrigos e oferecer proteção imediata contra o frio rigoroso.
Diante da previsão de frio extremo, as equipes, compostas por orientadores e assistentes sociais, tiveram seu horário de atuação estendido. Enquanto normalmente atuam até as 19h, nos dias mais rigorosos do inverno o trabalho prossegue até as 22h. O foco principal é o encaminhamento para o abrigo municipal noturno, a Casa do Bem, que oferece um local aquecido e seguro para pernoite, além de garantir bem-estar impossível de ser encontrado nas ruas da cidade.
“Nossas equipes fazem uma abordagem técnica, cujo foco é o acolhimento dessa população que sofre ainda mais no nosso inverno rigoroso”, explicou o secretário da SMFCAS, Leandro Ferreira. Durante a abordagem, é realizada uma triagem que pode resultar tanto no encaminhamento para a Casa do Bem quanto para atendimento médico, se necessário. Além da oferta de abrigo, as equipes distribuem lanches e cobertores.
No entanto, a ação enfrenta um desafio significativo: a recusa de parte da população em situação de rua em aceitar o abrigo. Orientadores relatam que algumas pessoas optam por permanecer nas ruas devido a sentimentos de pertencimento ao local ou ao uso de álcool e drogas. Nestes casos, mesmo com a recusa, o cidadão recebe alimentação e cobertores para amenizar os impactos do frio intenso.
Apesar das recusas, a coordenadora do Seas e do Centro Pop, Priscila Bastos, afirma que os encaminhamentos para abrigos têm sido efetivos desde o início da queda acentuada das temperaturas. “Atendemos de 10 a 15 usuários por noite e muitos se recusam a passar a noite no abrigo, enquanto outros optam por vir. Para ambos, oferecemos toda a assistência disponível”, destacou Bastos.
Como ajudar
A população pode colaborar informando ao serviço de abordagem sempre que avistar uma pessoa em situação de rua que possa necessitar de assistência durante o frio. O contato deve ser feito pelo telefone 51 9238 8091.
É importante ressaltar que este serviço não realiza o encaminhamento de pessoas desorientadas ou sob efeito de álcool e drogas. Nestas situações específicas, a orientação é acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) através do número 192.