A Prefeitura de Gravataí iniciou neste mês uma ação para ampliar a oferta de consultas oftalmológicas na rede pública de saúde. A medida prevê a disponibilização de 990 consultas adicionais por mês, com o reforço de três novos prestadores de serviço em clínicas conveniadas ao município.
O objetivo é qualificar o acesso da população aos atendimentos especializados, reduzir o tempo de espera e ampliar a capacidade de diagnóstico precoce de doenças oculares.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a expectativa é que a ampliação contribua para zerar a fila de espera na área de oftalmologia.
“Com essa medida, nosso intuito é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento oportuno de doenças oculares, contribuindo para a prevenção de doenças e para a preservação da saúde visual da população. Com isso, pretendemos zerar a fila de espera para atendimentos em oftalmologia”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
A nova oferta contempla consultas de avaliação inicial e também atendimentos voltados à retinopatia diabética, condição considerada uma das principais causas de perda de visão em pessoas com diabetes.
A inclusão desse tipo de acompanhamento é apontada pela pasta como estratégica, já que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar agravamentos e reduzir riscos de cegueira evitável.
A iniciativa é financiada por meio do programa do Ministério da Saúde. A ação integra ainda o Programa Avança Atenção Especializada, estratégia da Secretaria Municipal da Saúde voltada à ampliação e qualificação do acesso a consultas com especialistas.
Com a expansão, a gestão municipal afirma buscar maior resolutividade no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo gargalos históricos em especialidades médicas.
Como funciona o fluxo de atendimento
O acesso às consultas segue o fluxo regulado pelo SUS, por meio do sistema Gercon, de regulação de consultas especializadas.
O paciente deve, inicialmente, procurar a unidade de saúde de referência. Se houver indicação médica, ele é encaminhado para a consulta oftalmológica. O agendamento é realizado pela própria Secretaria Municipal da Saúde, que entra em contato com o usuário para informar a data do atendimento.
Com a ampliação da oferta, a prefeitura aposta na redução das filas e na ampliação do acesso a consultas especializadas, especialmente em casos que exigem acompanhamento contínuo, como doenças crônicas associadas à visão.






