Gravataí sofre com as chuvas que atingem todo o Rio Grande do Sul. O acumulado de precipitação, desde sábado, chega a 351mm. Mais de 8 mil pessoas já foram afetadas no município, sendo que 150 estão desalojadas e 33 desabrigadas. O nível do Rio Gravataí está 5,20m, o dobro do nível normal. A Prefeitura segue trabalhando para liberar os pontos de alagamento e acolher as pessoas atingidas.
Na segunda-feira, o prefeito Luiz Zaffalon decretou Situação de Emergência, em razão das chuvas intensas. O documento (Decreto 21.627/2024), publicado no Diário Oficial, leva em consideração os danos causados à população pelas chuvas dos últimos dias, sejam as inundações, alagamentos ou bloqueio de vias, por buracos ou queda de vegetação. No mesmo dia a Defesa Civil entrou com os procedimentos estaduais e federais para homologação do decreto.
Conforme nota da Prefeitura, “todas as equipes estão na rua para auxiliar a população e trabalham para reverter a situação. Apesar da previsão do tempo, o município busca alternativas para desobstruir ruas e minimizar os danos causados pelas chuvas”.
Até a manhã desta quinta-feira, 2, os pontos críticos no município são os bairros Vila Rica, Caça e Pesca, Mato Alto, Itatiaia, Vila Branca, Costa do Ipiranga, Morungava e Rincão. Com relação às vias da cidade, a RS-020 encontra-se bloqueada e a RS-030 está com bloqueio parcial.
Como ajudar, onde pedir ajuda
Para ajudar as famílias atingidas você pode fazer doações de colchões, cobertores, roupas e outros itens nos seguintes pontos de coleta: Centro Administrativo Municipal, Polícia Civil (Avenida Jorge Amado), Corpo de Bombeiros e Escola Adventista de Gravataí.
Mais informações, entre em contato pelo WhatsApp no (51) 9.9303.8506.
Em caso de urgência ou emergência, o cidadão pode ligar para a Guarda Municipal 153, Corpo de Bombeiros 193 ou entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (51) 9.9677.5371.