Um mapeamento feito pelo satélite que está sendo utilizado pela Corsan para vistorias na rede de abastecimento de água apontou mais de 80 possíveis vazamentos ocultos em 27 bairros de Gravataí. Essas fugas são aquelas que não extravasam para o solo e por isso não são visíveis.
Nos próximos dias, equipes da companhia vão identificar a existência ou não dos vazamentos e a localização exata, com o uso de geofone, equipamento que capta a vibração produzida pela passagem de líquidos para fora da tubulação e indica a origem.
O satélite, usado pela Corsan desde o início de março deste ano, é equipado com tecnologia israelense e foi desenvolvido originalmente para a busca de água em Marte.
Além do Centro, os possíveis vazamentos apontados por ele serão inspecionados nos bairros Moradas do Vale I, II e III, Parque Ipiranga, São Luiz, Bom Sucesso, Nossa Chácara, Vera Cruz, Neópolis, São Judas Tadeu, Parque Florido, Parque Olinda, Vale Ville, Parque dos Eucaliptos, Novo Mundo, Bom Princípio, São Vicente, Santa Fé, São Jerônimo, Cohab A e B, Vila Branca, Rondon, Dona Helena, Parque do Sol e Cruzeiro.
O trabalho com o uso de geofone será realizado durante a noite para não interferir na rotina da população e não causar transtornos no trânsito. Além disso, como o período noturno é silencioso, fica mais fácil fazer a escuta para localizar escapes de água. Os técnicos estarão com uniformes e crachás da Corsan.