a duplicação

COM VÍDEO | Agora é a avenida Centenário, depois a Adolfo e as pontes do Parque

Secretário Paulo Martins (direita) explicou ao prefeito Marco Alba que nesta semana acontecem o levantamento topográfico e a marcação do terreno para que as máquinas comecem a trabalhar na semana que vem.

A partir desta terça-feira (21/11) a empresa Pedraccon Mineração e Pavimentação tem o prazo de cinco meses para entregar à comunidade a duplicação da avenida Centenário, desde o trevo da avenida com a RS-118 até a frente do Ginásio Aldeião. As obras não incluem mudanças no trevo com a Adolfo Inácio Barcelos nesta etapa, e nem a duplicação das pontes do Parque dos Anjos.

Para deixar o trecho de dois quilômetros com quatro pistas – duas em casa sentido, cada uma com 3,5 metros de largura, mais um canteiro central de um metro, num total de 15 metros de largura segundo o secretário substituto de Obras Eduardo Müller – sem acostamento, a prefeitura de Gravataí vai investir cerca de R$ 1,3 milhão.

O dinheiro é dos cofres do município, uma contrapartida do empréstimo a ser tomado junto à Confederação Andina de Financiamento (CAF) – cerca de 100 milhões que dependem apenas do andamento do processo em Brasília, travado por questões relacionadas apenas a burocracia pública.

 

Assinatura

 

A assinatura da ordem de início dos trabalhos para a duplicação da Centenário ocorreu na manhã de hoje ao lado do Aldeião, sob uma tenda branca montada ao lado da via e com a presença de secretários, vereadores, e algumas representações da comunidade e da empreiteira que ganhou a licitação.

De acordo com o diretor-comercial da empreiteira Pedra, Adriano Canal, hoje à tarde deveria começar o levantamento topográfico e a marcação do terreno com acionamento das máquinas a partir da semana que vem. Canal não deu detalhes técnico sobre como a obra vai ser realizada.

 

Congestionamentos

 

Para fazer frente ao já conturbado trânsito da avenida, com congestionamentos diários nos horários de pico, o diretor da Pedra disse que os trabalhos enfrentarão restrições de horário e que a obra será realizada por etapas, com os atuais acostamentos sendo empregados para desafogar o fluxo de veículos.

— O prazo contratual firmado é de cinco meses, mas se tudo der certo acho que conseguimos entregar em quatro meses. Quanto antes, melhor, para reduzir os transtornos aos usuários — disse Adriano canal.

 

LEIA TAMBÉM

MINUTO SEGUINTE | Pontes do Parque só a partir do ano que vem

 

Primeira etapa

 

A duplicação da avenida Centenário, de acordo com o prefeito Marco Alba (PMDB), é a primeira etapa de um processo que deverá mudar para melhor a realidade da região. A segunda compreende a revitalização da Adolfo Inácio, até por conta do mega condomínio Seminário que está em implantação.

Já a terceira etapa, mais importante, é a duplicação das pontes do Parque dos Anjos, como são chamadas as duas pontes sobre o arroio do Passo dos Ferreiros, segundo Marco Alba a obra mais importante desde 1966 – há 51 anos – quando uma enxurrada carregou as pontes que haviam no local e as atuais foram construídas.

O chefe do Executivo destacou que a duplicação da Centenário é um investimento feito com dinheiro próprio, um esforço da sua administração já que no primeiro governo tratou de equacionar pendências financeiras herdadas.

— Fizemos muito poucas obras com recursos próprios exatamente pela dificuldade de caixa. Ainda há muitos compromissos a serem cumpridos. Colocamos as contas em dia mas ainda há muitas contas para serem pagas — disse o prefeito.

 

As etapas

 

1

A duplicação da avenida Centenário está começando com prazo de entrega ao tráfego de veículos em abril do próximo ano.

 

2

Revitalização da rua Adolfo Inácio Barcelos com alargamento da via e novos acessos ao condomínio Cyrela Landscape Seminário, obra que deve ser implementada no começo do ano que vem.

 

3

Duplicação das pontes do Parque: processo em andamento em Brasília aguardando a assinatura do financiamento do CAF. Após, execução do projeto executivo para lançamento do edital visando a contratação da empresa construtora, o que o prefeito Alba acredita que deve acontecer até março de 2018. Se não houer contratempos, ele espera entregar a duplicação das travessias até o final de 2018.

 

O QUE ELES DISSERAM

 

Secretário Paulão Martins, das Obras Públicas:

— É um projeto do governo Marco Alba de melhorar o sistema viário do município, tanto que já realizamos obras importantes e que estavam paradas como na Jorge Amado, avenida Brasil e na Itacolomi. Esta aqui, da Centenário, é uma obra que atende não só a comunidade do Parque dos Anjos, mas é muito importante para a economia de Gravataí e de toda a região.

 

Deputado federal Jones Martins (PMDB)

— Momentos como este são de celebração, pois esta obra vai fazer a diferença na vida das pessoas  e alavancar o empreendedorismo. Isto é resultado de um planejamento e uma gestão bem executada, com seriedade e transparência, do prefeito Marco Alba. O nosso governo, o governo do prefeito Marco Alba, tem liderado um processo de reconstrução da cidade entregando serviços e melhorias para toda a população, o que deve ser um exemplo para o Rio Grande do Sul e até para o Brasil.

 

Municipalização

 

Em seu discurso no ato de assinatura da ordem para duplicação da avenida Centenário, o prefeito Marco Alba revelou que foi protocolado ontem (20/11) na Asssembléia Legislativa o projeto de municipalização daquela artéria, entre a RS-118 e até a frente da fábrica da Pirelli.

A providência é necessária para que a Prefeitura possa realizar benfeitorias, como a duplicação autorizada, mudanças na rótula do Aldeião e duplicação das pontes, por exemplo, sem depender da aprovação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o que exige a elaboração e análise de projetos na autarquia, processos que demandam um tempo muito grande, na avaliação do chefe do Executivo.

 

Assista no vídeo abaixo a reportagem do Seguinte: sobre a autorização para início da duplicação da avenida Centenário.

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade