Foi na manhã de hoje e terminou com o almoço no refeitório da empresa Dana, a última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) de Gravataí. Sem grandes novidades e já em clima de final de ano. Os membros do conselho ouviram falas acerca da situação, o que foi feito e o que está por acontecer em áreas como a Educação, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana.
O encontro foi capitaneado pelo prefeito Marco Alba (PMDB) que complementou informações e fez comentários após as explanações dos secretários Sônia Oliveira (Educação), Luana Krumberg (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Alison Silva (Mobilidade Urbana).
Na área educacional a secretária Sônia deu ênfase ao Ensino Infantil e à construção dos novos prédios para as Emeis, obras que haviam sido abandonadas pela construtora contratada e que foram retomadas pela prefeitura.
De um total de 14 novas Emeis contratadas ainda em 2014, quatro estão em fase de execução com a tecnologia da empreiteira – exigência do Fundo nacional de Educação quando anunciou os convênios para construção de Emeis em todo o Brasil – e cinco estão sendo construídas pelo sistema convencional.
Um investimento que beira R$ 16,5 milhões, já incluída neste montante a contrapartida do município.
Empresas
Já a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luana Krumberg, no cargo desde junho do ano passado, explicou o funcionamento da pasta, como se dá o licenciamento para investidores iniciarem um negócio e, principalmente, falou sobre as dificuldades enfrentadas para a liberação de alvarás de funcionamento por causa dos problemas que o Corpo de Bombeiros tem para fazer a vistoria e liberar o empreendimento de acordo com as normas do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio, o PPCI.
De acordo com Luana, os problemas são decorrentes da falta de pessoal, mas ela disse que há alternativas que facilitam a vida dos investidores. Conforme a área em metros quadrados, do empreendimento, e o risco que ele oferece, o alvará pode ser requerido via internet ou pode ser emitido um alvará provisório.
Mobilidade
Já o secretário Alison Silva, da Mobilidade Urbana, centrou sua explanação nas obras que visam melhorar as condições de trafegabilidade na Avenida Centenário e rua Adolfo Inácio de Barcelos, além de vias adjacentes, duplicação das pontes e mudanças na rótula do Aldeião.
Alison foi enfático ao explicar as razões pelas quais as obras da ponte não são a prioridade do momento, lembrando que a Centenário ainda é uma via estadual – RS-030 – e que só depois da municipalização e da liberação do financiamento da Confederação Andina de Fomento – da ordem de R$ 100 milhões – será possível fazer a duplicação.
— Tenho a convicção de que a mobilidade naquela região depende de quatro obras: uma já estamos realizando que a duplicação da Centenário. Outra é a revitalização da Adolfo Inácio com obras de acesso ao Condomínio Seminário (em implantação). A terceira é a alteração da rótula com medidas para desafogar o trânsito e a última é a das pontes, que vai complementar este conjunto de ações que tem a finalidade de melhorar o trânsito e atender uma necessidade de muitos anos de quem passa com frequência pelo local — disse Alison.
Quase ao final da reunião o prefeito Marco Alba recebeu uma mensagem em seu celular, informando que o Projeto de Lei da municipalização da RS-030 (Avenida Centenário) entre a RS-118 e o trevo da Pirelli, no Parque dos Anjos, vai ser votado na próxima terça (12/12) na Assembleia Legislativa.
A providência, se confirmada a municipalização, permite à Prefeitura a realização de obras e investimentos sem depender da avaliação técnica do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), autarquia do governo estadual à qual aquela via está jurisdicionada.
Avaliação
No encerramento da reunião o prefeito Alba mais uma vez falou das dificuldades financeiras enfrentadas pelos sofres municipais, relacionou a situação com a crise existente nas esferas estadual e federal, e disse que a Prefeitura está conseguindo realizar investimentos graças ao saneamento das contas públicas nos últimos anos.
O prefeito de Gravataí avaliou a atuação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social ao longo do ano como bastante produtivo, já que possibilitou a troca de informações, a análise de projetos e sugestões que contribuíram para a administração do município.
IMPORTANTE
1
No dia 15 de janeiro será instalado o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codes) de Gravataí para 2018, com a substituição de membros.
2
O reinício das atividades do “conselhão”, como é chamado, será no mês de fevereiro, em data ainda a ser agendada, e novamente no auditório da empresa Dana.
No vídeo abaixo o prefeito Marco Alba fala para o Seguinte: sobre o ‘conselhão’, o final de 2017, a expectativa para 2018 e o abraço de 24 segundos.