Aqueles que estão aguardando por um milagre, que tire o cavalinho da chuva. Pelo menos por enquanto, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está sendo construída na RS-020, esquina com a avenida Los Angeles, também chamada de UPA das Moradas, não vai representar um acréscimo de serviços na área de saúde para os gravataienses.
Qual a razão? O governo não tem dinheiro para isso.
Quem me disse foi o próprio prefeito, Marco Alba (MDB), conforme está no vídeo abaixo. A conversa foi logo após a inauguração do Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), na quinta-feira passada (6/1).
— Sobre a UPA das Moradas a ideia é aproveitar aquele equipamento em maio. É uma estrutura nova, mas nós não vamos ampliar serviços! Aquela estrutura vai estar disponível para fazermos a readequação do que já tem. Não temos condições de ampliar serviços porque não temos recursos para pagar! — falou, com todas as letras, pontos e vírgulas, o chefe do Executivo.
Ou seja, a UPA das Moradas, que deve ficar pronta em maio, e que vai começar a atender à população de Gravataí no mês seguinte, junho segundo as previsões de Marco Alba, vai disponibilizar apenas o que vai ser transferido de algum outro lugar.
De onde?
O prefeito não disse. Nem está definido. Está em análise, ainda.
Pode ser da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Prefeito Abílio Alves dos Santos, ali da parada 74 da avenida Dorival de Oliveira. De alguma Unidade Básica de Saúde, ou Unidade de Saúde da Família, as USFs…
Quem sabe a transferência dos serviços do precário Pronto Atendimento Médico 24 Horas que hoje funciona na esquina da avenida Brasil com a RS-118?
Tudo é possível até que o estudo em andamento seja conclusivo ao ponto de ser possível determinar o quê e como vai funcionar na nova UPA das Moradas.
A boa notícia é a garantia do prefeito Alba:
— Nenhum serviço que existe hoje vai ser reduzido. Estamos avaliando cuidadosamente para redistribuir nossa prestação de serviço em saúde. O que puder ser realocado na UPA das Moradas vai ser levado para este novo equipamento que está em fase de acabamento.
Confira o que disse o prefeito Marco Alba sobre o futuro da UPA das Moradas. Clique na imagem abaixo para assistir.
Para saber
1
A Unidade de Pronto Atendimento 34 Horas da RS-020, ou UPA das Moradas, já custou cerca de R$ 4 milhões para ser construída.
2
Os recursos aplicados na obras são oriundos de repasses feitos pelo Ministério da Saúde e do caixa próprio da Prefeitura de Gravataí
3
Neste montante está incluída a compra de móveis e equipamentos para o funcionamento de acordo com as funções que vai receber.
4
O prédio está com as obras físicas praticamente concluídas, faltando agora detalhes, especialmente os relacionados aos acessos viários.
IMPORTANTE
A construção da UPA das Moradas teve início em 2015 e a Prefeitura enfrentou os mesmos problemas registrados na obra da UPA 24 Horas Prefeito Abílio Alves dos Santos, que foi inaugurada em fevereiro de 2017. A empreiteira abandonou o contrato e três novas licitações tiveram que ser feitas até a definição da empresa para conclusão do trabalho.