meio ambiente

Começa arborização da ’cidade dentro de Gravataí’

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) deu início à arborização do Residencial Breno Garcia, maior loteamento popular do Sul do Brasil, a 'cidade dentro de Gravataí'. Neste primeiro momento, 700 mudas estão sendo entregues aos moradores do bairro.

– Um bairro arborizado, com árvores adequadas, fica muito lindo, reduz a temperatura ambiente e torna o local muito melhor para se viver. Essa é uma ideia que aos poucos vamos conseguir implantar plenamente, com a parceria entre a FMMA e a Secretaria da Habitação – diz o prefeito Luiz Zaffalon.

A bióloga da FMMA, Isabela Kirsten, lembra que essa é uma ação em conjunto com a Secretaria Municipal da Habitação (SMH) e o Senac, que visa a integração da comunidade e do meio ambiente.

De acordo com o órgão, ao longo dos próximos meses serão entregues cerca de 2 mil mudas no bairro. Todos os exemplares que estão sendo entregues são nativas e frutíferas, o que contribui para a biodiversidade do local, além de aumentar a área arborizada do loteamento e a qualidade de vida dos moradores. 

As mudas doadas pela fundação são oriundas do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) que é firmado nos processos de licenciamento, tanto de pessoas jurídicas quanto físicas. Quando é necessária a retirada de uma árvore para algum empreendimento, é preciso que uma nova seja plantada, o que possibilita ações como essa.

A atividade faz parte de um conjunto de ações sociais projetadas desde a implantação do residencial, que foi projetado para atender às pessoas, em todas as áreas da assistência social, não somente até a instalação, mas após.

– Hoje nós fizemos a doação e aproveitamos para conversar com os moradores sobre os cuidados e a conservação das árvores – lembra a secretária municipal da Habitação, Luciane Machado.

Estiveram presentes também o diretor da FMMA, Rafael Evaldt, e as integrantes do projeto social Mudando Vidas do Senac Andressa Hermann e Raquel dos Santos.

 

Assista a vídeo produzido pelo Seguinte: no Breno pouco antes da inauguração

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade