Uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado inaugurou uma Central de Polícia modelo na Avenida Jorge Amado, 761, no bairro São Vicente, em Gravataí. O ato foi conduzido pelo prefeito Luiz Zaffalon e o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Vanius Cesar Santarosa.
Pelo acordo, o município, além de custear parte das reformas, com apoio da Câmara de Vereadores, será responsável, também, pelo pagamento do aluguel.
A nova estrutura irá concentrar a 1ª Delegacia de Polícia, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, a Delegacia da Mulher, o Departamento de Homicídios e a 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, além de um posto do Instituto de Identificação, a ser operado por funcionários da Prefeitura, além de espaço para um posto de identificação, vinculado ao Instituto de Identificação, órgão do Instituto Geral de Perícias (IGP).
Os primeiros movimentos para concretizar o novo espaço, mais amplo, confortável e moderno, concentrando os serviços da Polícia Civil em Gravataí, se deram em 2020, no segundo governo do ex-prefeito Marco Alba, que em dezembro daquele ano, reuniu-se, em seu gabinete, com a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, a delegada Adriana Regina da Costa; a inspetora Tatiana Giulian; e o diretor da Primeira Delegacia de Polícia Metropolitana, Juliano Ferreira.
No encontro, foi apresentado o projeto para a nova Central de Polícia e o então prefeito Marco Alba entendeu a sua importância para a cidade. Ficou acordado, então, que o Estado devolveria o imóvel onde hoje está a 1ª DP em troca dos investimentos que a Prefeitura faria no novo prédio para a Polícia Civil.
Conforme o prefeito, trata-se de “um prédio com a cara de Gravataí e à altura da qualidade dos serviços prestados pela Polícia Civil”. Ele enfatizou ainda as parcerias que ajudaram a viabilizar a nova Central de Polícia, como a Câmara de Vereadores, que investiu R$ 300 mil, fruto de economia do seu orçamento.
Para o secretário Santarosa, “o produto final desse esforço coletivo é melhorar a vida das pessoas, resultado do trabalho conjunto do governo do Estado, Prefeitura, Câmara de Vereadores e demais órgãos”.
Para a deputada Patrícia Alba, além de estruturas qualificadas para os operadores de segurança pública, “o novo prédio irá qualificar o atendimento para os cidadãos”.
Também participaram da cerimônia, o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Fábio Motta Lopes; a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, delegada Adriana Regina da Costa; o delegado da 1ª Delegacia Regional Metropolitana, Juliano Brasil Ferreira; a deputada estadual e representante da Assembleia Legislativa Patricia Alba; o vice-prefeito de Gravataí, Dr. Levi Melo; o prefeito de Glorinha, Paulo Correa; o presidente da Câmara de Vereadores, Roger Correa; o ex-prefeito Marco Alba; secretários municipais, vereadores, representantes do Judiciário, do Ministério Público, líderes empresariais e demais autoridades.
No lugar da antiga 1ª DP, a Prefeitura vai construir um novo complexo de saúde
Conforme o prefeito Luiz Zaffalon, a área onde funciona atualmente a 1ª Delegacia de Polícia, no Centro da cidade, devolvida pelo Estado ao município, irá permitir a construção de um amplo complexo de saúde, que incluirá a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro e a Farmácia Municipal.
A estimativa do secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, é de que o projeto seja licitado, ainda no primeiro trimestre de 2023, sinalizando que a conclusão da obra e a inauguração ocorram em 2024.
– Atendemos a uma demanda antiga dos servidores da Polícia Civil, que há anos nos solicitam apoio para melhores condições de trabalho e, junto a isso, ampliamos e qualificamos o atendimento em saúde, melhorando a UBS Centro e trazendo para a área central, novamente, a Farmácia Municipal – destacou o prefeito Luiz Zaffalon.
Assista ao vídeo da inauguração produzido pela SEGUINTE TV