A Prefeitura de Gravataí e o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Gravataí (IPG) assinaram um termo de prorrogação do pagamento de consignados do Banrisul. A ação foi acordada por conta da tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul e beneficiará 436 servidores, entre ativos e aposentados.
De acordo com o documento, o Banrisul pretende disponibilizar a repactuação das parcelas das operações de crédito consignado dos servidores municipais abrangidos pelo convênio de consignação em folha.
O secretário de Administração, Modernização e Transparência Gustavo Cavalheiro lembra que, inicialmente, o benefício será apenas com o Banrisul.
“Estamos construindo alternativas com os demais bancos para conseguir beneficiar todos que foram atingidos por esta catástrofe climática”, explica.
Os servidores interessados deverão acessar o aplicativo do Banrisul no celular para solicitar a repactuação das parcelas dos empréstimos consignados, autorizadas para desconto em folha nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2024, e serão atendidos se enquadrados nos critérios de aceitação estabelecidos pelo Banrisul, dentre outros a existência de margem consignável disponível.
Para os servidores que solicitarem a repactuação, o Banrisul não informará, nos arquivos mensais de remessa das consignações, as parcelas averbadas que seriam descontadas nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2024. Contudo terão os descontos repactuados e reprogramados para reiniciar na folha de setembro de 2024.
É de inteira responsabilidade do IPG, neste período em que não ocorrer débito em folha das parcelas das operações averbadas, o bloqueio e reserva das margens ao Banrisul, impedindo a liberação das mesmas para outros consignatários.