LEANDRO PEIXOTO

Como usar corretamente o cartão de crédito

Semanalmente trazemos dicas sobre educação financeira com Leandro Peixoto, formado em Ciências Econômicas, Educação Financeira e pós-graduação em Educação Financeira no Ensino Escolar. Há 12 anos trabalhando no Sesc, o economista é morador de Cachoeirinha


Vamos falar sobre cartão de crédito e como usá-lo corretamente.

O CARTÃO DE CRÉDITO é uma forma de empréstimo simples e rápida oferecida por bancos e instituições financeiras, modalidade amplamente aceita pelo mercado e que já vem com uma taxa de juros estabelecida. Ele traz praticidade e facilidade na hora de efetuar o pagamento. Você tem um valor para gastar ao longo do mês (limite) e um dia certo para efetuar o pagamento da sua fatura mensal.

HERÓI OU VILÃO?

Depende da maneira como você usa…

O CARTÃO DE CRÉDITO pode ser um ótimo aliado se usado corretamente, auxiliando no equilíbrio do seu fluxo de caixa, podendo concentrar todas as suas despesas em um único lugar, sendo uma ótima ferramenta para gerenciar suas despesas, além de trazer uma série de benefícios como cashback, investiback, milhas, pontos e diversos descontos.

ENTRETANTO, pode trazer uma série de dificuldades se for usado como uma extensão da sua renda, para assumir dívidas em excesso ou para pagar outras dívidas (pagar dívidas de cartão com outro cartão). É importante ressaltar que a escolha do cartão de crédito deve estar de acordo com seus objetivos. Por exemplo, se quiser fazer uma viagem, escolha um cartão que ofereça milhas aéreas; se quiser focar em investimentos, escolha um cartão que ofereça investiback; se quiser ter mais descontos, escolha um cartão com retorno em cashback. Existem vários programas de fidelidade, escolha o melhor para o seu momento e de acordo com seus objetivos.

COMO UTILIZAR O CARTÃO DE CRÉDITO DE FORMA CORRETA:

– Definir um limite compatível com seu orçamento.

– Conhecer as taxas de juros do seu cartão.

– Escolher a data de vencimento de acordo com seu fluxo de receita.

– Não considerar o limite do cartão como parte do salário.

– Registrar as compras de acordo com sua categoria (alimentação, moradia, etc.).

Espero ter ajudado. Na próxima semana vou falar sobre planejamento financeiro.

Meus contatos são Instagram clicando aqui; WhatsApp 51 991138732 e e-mail lementoriafinanceira@gmail.com

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade