RAFAEL MARTINELLI

Como vai funcionar a concessão do Mercado Público de Gravataí para grupo privado

O prefeito Luiz Zaffalon (PSDB) assinou na quarta-feira o contrato de concessão do Mercado Público de Gravataí. A exploração será feita pela Mercado Construções e Locações Ltda, que venceu a concorrência pública e tem como sócio Henrique Antonio Gerstner, do mesmo grupo que investiu na Rua Coberta, a Praça Mall.

A diferença entre os negócios é que o Mercado custou R$ 8,8 milhões à Prefeitura e os R$ 8 milhões da Rua Coberta foram custeados pelo investidor.

Se a Rua Coberta tem concessão de 30 anos, período após o qual o patrimônio retorna para a Prefeitura, a exploração do Mercado Público será por 20 anos.

Para ‘pagar’ o investimento público para iniciar o negócio, o investidor repassará à Prefeitura, mês a mês, 16% da receita bruta.

“Ao longo desses 20 anos, o valor total investido retornará ao município, além de gerar empregos e movimentar a economia local”, explica nota da Prefeitura, enviada ao Seguinte:, também informando que, conforme o contrato, a concessionária destinará R$ 500 mil aos cofres públicos, em até 48 meses, “que serão revertidos em obras públicas”.

A fiscalização contábil será feita por servidores públicos efetivos lotados nas secretarias de Modernização Administrativa e Desenvolvimento Econômico.

Conforme material distribuído pela Prefeitura, o Mercado Público terá quase três mil metros quadrados de área construída em dois andares, com espaço para 26 bancas, dois restaurantes, terraço, área externa para mesas, food trucks, espaço cultural com palco para apresentações, estacionamento e acessibilidade total, “sendo inspirado em modelos de referência mundial”.

– Toda grande cidade tem seu mercado público e Gravataí não poderia ser diferente. Um empreendimento desses tem que ter cheiro de mercado, jeito de mercado público e por isso, passamos para a iniciativa privada – disse Zaffa, na inauguração, ao lado do comunicador Chico Pereira, que sugeriu o negócio ao prefeito, e encerrou a cerimônia:

– O mercado público é popular. Desejo felicidades aos que vão administrar o mercado – disse.

Ao fim, concluo como em abril, em A polêmica sobre investir 8,8 milhões no Mercado Público de Gravataí para entregar à exploração privada:

A Rua Coberta e o Mercado Público já são polêmicas no Grande Tribunal das Redes Sociais, assim como serão na campanha eleitoral deste ano.

O que a oposição critica como prioridade desnecessária é aposta de Zaffa para revitalização do Centro e, em sua avaliação, ajuda a construir um sentimento de pertencimento aos gravataienses.

Inegável é, porém, que os quase R$ 9 milhões investidos no Mercado Público representam bastante dinheiro. E, diferentemente da Rua Coberta, público. A cobrança é inevitável, mesmo que o governo também invista mais de R$ 200 milhões em obras de infraestrutura, postos de saúde e escolas infantis.

Ao fim, aguardemos a conclusão e aceitação do Mercado Público ao longo dos anos, para saber o quão visionário é Zaffa.


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