crise do coronavírus

Conselheira tutelar é segundo caso de Covid 19 em Gravataí

Prefeito Marco Alba comunicou segundo caso em live às 18h desta segunda

Em um intervalo de seis dias, Gravataí registrou nesta segunda-feira, 30, o segundo caso de contaminação pelo Covid-19. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito Marco Alba, em um boletim diário que tem mantido por meio de transmissões ao vivo pelo Facebook, tratando de forma transparente todas as informações com relação às ações de prevenção.

A paciente de 45 anos é a conselheira tutelar Cristiane Moreira. O exame foi feito após ela procurar o Hospital Conceição com sintomas da COVID-19, incluindo falta de ar. 

Conforme o secretário da Saúde Jean Torman, Cristiane segue internada, mas passa bem. A forma como a conselheira foi infectada não foi divulgada.

O Seguinte: buscava contato com a conselheira para pedir autorização para publicação de seu estado de saúde, quando a filha, Gabriela, fez postagem no Facebook, às 20h30:

– Boa noite, sou a filha da Cristiane. Muitas pessoas estão me mandando mensagem perguntando sobre o quadro clínico dela, então venho aqui lhes informar em primeira mão pra que os boatos parem. Sim, ela é a paciente confirmada de Covid-19, porém ela já apresenta uma grande melhora, o pior já passou. Desde o primeiro sintoma e mal estar, ela fez isolamento social em nossa casa. Qualquer informação importante sobre ela eu vou repassar pra vocês. Nesse momento tudo que peço são boas energias e orações pra que ela melhore logo e possa retornar ao lar e também peço que vocês se conscientizem e cuidem-se, é uma doença seria.

O primeiro caso de Gravataí foi registrado dia 24. Tatiane Pereira dos Santos, 41 anos, assessora da Prefeitura de Cachoeirinha, procurou atendimento após perceber sintomas ao voltar de cruzeiro pela costa brasileira. Ela segue em isolamento domiciliar e apresenta bom recuperação.

 

LEIA TAMBÉM

Primeiro caso confirmado em Gravataí, assessora relata como está superando o coronavírus

 

O perfil das paciente aumenta o alerta disparado pelo Informe Epidemiológico do RS de domingo, que mostra que os infectados pela COVID-19 são 1 entre 5 e 9 anos; 1 entre 10 e 14 anos; 5 entre 15 e 19 anos; 27 entre 20 e 29 anos; 40 entre 30 e 39; 30 entre 40 e 49; 4 entre 50 e 59; 35 entre 60 e 69 e 13 entre 70 e 79.

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância Em Saúde do Município (Viemsa) estão em contato com a família para coletar mais dados, de acordo com os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.

– Esperamos que as medidas que adotamos, de restrição de funcionamento do comércio, indústria e demais serviços, para forçar o isolamento social, continuem freando a velocidade de propagação do vírus – afirmou o prefeito.

No domingo, 29, prefeito já havia anunciado que manterá os prazos até 21/04 de todas as medidas que proíbem o funcionamento do comércio, indústria e demais atividades no município, previstas nos Decretos 17.819 de 24/03/20 e 17.827 de 25/03/20. Ainda que alguma alteração possa ser feita antes desse prazo, não deverá ocorrer antes de cinco dias, a contar desta segunda-feira, 30.

Para assistir a live completa clique aqui.

 

LEIA TAMBÉM

Gravataí não vai abrir comércio nesta semana; o que Marco Alba vai dizer na live de domingo

Parem Gravataí que eu quero descer!; declaro-me Inimigo do Povo, amigo da vida

Clica aqui para ler mais sobre a crise do coronavírus no site do Seguint

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade