O Conselho Municipal de Política Cultural de Gravataí (CMPC) realizou sua primeira reunião ordinária, com a nova composição eleita durante a 8ª Conferência Municipal de Cultura, no dia 8 de agosto, na Biblioteca Pública. Nessa reunião, foi feita a eleição da nova diretoria, composta por quatro membros, e feitas algumas deliberações, como a necessidade de chamar uma reunião extraordinária em agosto para discutir questões relativas à Lei Paulo Gustavo.
Entre as muitas demandas do CMPC para a gestão que se inicia agora e termina em julho de 2024, estão a revisão da Lei que institui o Sistema Municipal de Cultura, as articulações em torno da criação de um centro cultural na cidade e a revisão do Plano Municipal de Cultura. A presidente eleita para essa nova gestão, a jornalista Marcilene Forechi, destaca que essas são apenas algumas das ações sobre as quais o novo conselho deverá se debruçar.
Ela define como muito potente essa gestão.
– Nós temos oito segmentos representados no Conselho por profissionais extremamente competentes, atuantes e alinhados aos seus segmentos. Prova disso é que, antes mesmo da nossa primeira reunião, já estavam sendo feitas movimentações dos conselheiros com seus segmentos – afirma a jornalista que é doutora em Educação, especialista em Estudos Culturais e produtora cultural.
A diretoria do CMPC conta com o patrão do CTG Amanhecer no Rincão, Gilson Panachuck, como vice-presidente; a atriz e produtora cultural Silvia Maciel, como primeira secretária; e o servidor da SMCEL Sandro Gomes como secretário adjunto. O CMPC é formado por 30 membros, entre titulares e suplentes, sendo 14 representantes do Poder Executivo e 16 representantes da sociedade civil.
OS SEGMENTOS REPRESENTADOS NO CMPC PELA SOCIEDADE CIVIL
Literatura, Livros e Leitura
Angela Xavier (titular)
Jackson Reis (suplente)
Artes Cênicas
Marlise Damin (titular)
Paulo Adriane (suplente)
Mídia, Audiovisual e Tecnologias
Marcilene Forechi (titular)
Guilherme Pacheco (suplente)
Artes Visuais
Matheus Dias (titular)
Cecília Etchelar
Música
Glau Barros (titular)
Drika Carvalho (suplente)
Patrimônio Cultural (material e imaterial)
Helena Thomassim (titular)
Waldemar Max (suplente)
Tradicionalismo
Gilson Panachuck (titular)
Lúcio Mota (suplente)
Culturas Étnicas e Populares
Silvia Maciel (titular)
Fabíola Godoy (suplente)