– Perdemos um baita dirigente e eu perdi um amigo.
Assim Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), se manifestou sobre a morte de Dirceu de Castro, presidente do Cruzeiro, de Cachoeirinha, vítima da COVID-19 aos 66 anos, nesta quinta, após duas semanas internado na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre.
– O futebol gaúcho amanheceu triste e em luto com a notícia do falecimento de Dirceu de Castro, presidente do Cruzeiro. Além de um grande dirigente, correto e defensor do nosso futebol, Dirceu era uma grande pessoa, amigo leal, excelente profissional e pai de família – completou, em nota encaminhada à GZH.
Dirceu de Castro deixa três filhos e o velório e sepultamento acontece nesta tarde no Cemitério Jardim da Paz.
O prefeito Miki Breier tuitou:
– Decretaremos luto oficial de três dias pela passagem do amigo presidente do @cruzeirorsreal, Dirceu Castro. Uma perda para a família, os amigos e o esporte! Vai em paz, presidente!
Os presidentes do Inter, Alessandro Barcellos, e do Grêmio, Romildo Bolzan, divulgaram notas de pensar.
O Globo Esporte dedicou matéria em seu site destacando Dirceu como um dirigente histórico do clube, que presidiu o Cruzeiro entre 2008 e 2013 e levou o Estrelado de volta à elite do futebol gaúcho com o título da Divisão de Acesso em 2010.
A reportagem nacional lembra que o dirigente foi responsável pelo projeto de construção do novo estádio, a Arena Cruzeiro, e a mudança do clube de Porto Alegre para Cachoeirinha, na Região Metropolitana.
Quase uma unanimidade no clube, em 2019 Dirceu foi eleito por aclamação presidente para o biênio 2020/2021.
No Twitter, o Cruzeiro lamentou a perda e agradeceu o trabalho realizado pelo dirigente:
– É com imenso pesar que recebemos nessa madrugada a notícia de falecimento do nosso atual presidente, Dirceu Antônio de Castro, vítima da Covid-19. Muito obrigado pelos anos de dedicação e por tudo que fizeste pelo nosso clube. Descanse em paz, eterno presidente!
Cachoeirinha tem até o momento 347 vidas perdidas para a COVID-19, que já infectou 12.114 moradores do município.
Assista a última entrevista feita pelo Seguinte: com Dirceu, pouco antes da inauguração da Arena do Cruzeiro