Um marco para o desenvolvimento de Cachoeirinha. Assim o prefeito interino Cristian Wasem (MDB) definiu a inauguração da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, nesta sexta-feira, na recepção da Prefeitura.
A Sala é destinada para pessoas que querem empreender ou que já possuem um pequeno negócio. O espaço tem o intuito de centralizar os órgãos de fiscalização, com orientações sobre alvarás de funcionamento, vigilância sanitária e corpo de bombeiros, além de instruir os cidadãos sobre a abertura de MEI (Microempreendedor Individual), declaração anual, regularização de débitos, abertura de novas empresas, alteração e baixa de endereços.
A Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico informou que também está mapeando os bancos que ofertarão microcréditos aos empreendedores. A população empreendedora também terá orientação jurídica e um espaço de coworking que será disponibilizado mediante agendamento.
– A Prefeitura é a casa da população. Nossos empreendedores e empresários precisam de organização, dessa desburocratização, dessa facilidade de trabalho e com isso vem a motivação, o empreendedorismo, o crescimento e acontece as coisas na cidade. Um elemento muito importante da nossa gestão, é que nos colocamos no lugar do outro, nós sentimentos o que o outro sente e queremos resolver o problema. Estamos em união com o povo, atuando fortemente para melhorar a qualidade de vida das pessoas que escolheram viver aqui em Cachoeirinha – destacou o prefeito Cristian Wasem.
– A Sala do Empreendedor tem o intuito de facilitar o dia a dia do empresário da cidade. A característica principal é tratar com facilidade todo o trâmite de registro e da abertura da empresa do empresário. O primeiro local que a pessoa precisa ir quando quiser abrir uma empresa é na Sala do Empreendedor, pois aqui poderá tirar todas as dúvidas. O Sebrae seguirá prestando o auxílio técnico a todos que trabalham no setor – disse Tangriane Foreste, gestora do Sebrae.
– É um projeto construído e pensado a muito tempo e que finalmente hoje, com o prefeito Cristian, estamos tendo a honra de inaugurar a Sala do Empreendedor que será uma unificação de serviços, para simplificar a vida dos empreendedores de Cachoeirinha. Além disso, teremos um projeto voltado para a capacitação dos nossos empreendedores e servidores, através da parceria com o Sebrae e entidades do município – disse a secretária de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sueme Pompeo de Mattos.
Em 2020, a Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico assinou um contrato com o Sebrae para auxiliar no desenvolvimento de programas e estratégias para implementação de projetos para o município. Com a atual gestão, em três meses, os processos foram iniciados e a sala do empreendedor foi entregue antes do final do mês de julho.
– Acompanhamos desde o início, desde 2016, a gente vem fazendo um trabalho junto ao executivo para que isso saísse realmente do papel, pois é de extrema importância. Nós da Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC), representamos mais de 500 CNPJs que se sentiam soltos e sem esse acolhimento. Durante a pandemia tivemos muitos empreendedores informais e agora com a desburocratização da Sala do Empreendedor, será um espaço fundamental para contribuir positivamente. Todos ganham, sociedade e comunidade – comentou Marizete Valim, presidente da ACC.
– A Sala do Empreendedor ajudará no desenvolvimento da cidade. As indústrias e empreendedores fomentam o município, eles geram trabalho e renda, girando a economia de Cachoeirinha – disse Jeferson Gorziza, presidente do Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC).
– A importância da OAB enquanto instituição de estar como parceiros da Sala do Empreendedor é enorme, pois sabemos da burocracia que é para o empreendedor conseguir colocar em prática o seu negócio. Estarmos presentes aqui é uma forma de nos unificar com todos os poderes, criarmos essa parceria e melhorar a forma de trabalho de todos – destacou Flávia Casotti, presidente da OAB Subseção Cachoeirinha.
– Parabéns pela implantação da Sala do Empreendedor. Cachoeirinha precisa de mais desenvolvimento e o poder público tem o dever de fomentar os nossos empreendedores – disse o presidente da Câmara de Vereadores, Gelson Braga.
Com a estrutura completa, a Sala do Empreendedor de Cachoeirinha já estará apta para participar do processo de certificação da FNQ (ver a sigla), que está acontecendo desde o dia 15 e vai até o dia 29 de julho. No total no Rio Grande do Sul, 160 municípios possuem o espaço voltado aos contribuintes.
De acordo com os dados da RedeSIM, a cidade de Cachoeirinha teve um crescimento de 34% na abertura de empresas, entre os anos de 2019 a 2021, sendo 7.861 MEIs (Microempreendedores Individuais) e 1.845 ME (Microempresas), EPP (Empresas de Pequeno Porte) e outros. No primeiro trimestre de 2022, o município teve a abertura de 787 MEIS e 143 ME, EPP e outros.