A empresa, que não operava mais, tinha 1,2 mil funcionários em seis fábricas, três delas em Gravataí. Advogado do Sindicato dos Metalúrgicos, Moacir Bitencourt revela existência de centenas de processos na Justiça do Trabalho
A Justiça decretou a falência da SüdMetal, de Gravataí. A metalúrgica estava em recuperação judicial desde 2014. A sentença é da juíza Marluce da Rosa Alves. O pedido de decretação da falência partiu da própria empresa. As informações foram divulgadas agora pelo blog Acerto de Conta$, de Giane Guerra, na Rádio Gaúcha.
Confira o que informou a jornalista agora há pouco:
Na decisão judicial, a juíza ressalta que o processo teve longa tramitação sem que a empresa tenha retomado as atividades, que é o objetivo da recuperação judicial. A figura substituiu a antiga concordata.
O prazo de suspensão das ações e execuções chegou a ser prorrogado. No entanto, não se verificou viabilidade de retomada dos negócios.
A SüdMetal não estava produzindo mais. Ao mesmo tempo, o plano de recuperação judicial não tinha mais possibilidade de ser executado:
“diante das dificuldades na venda dos bens destinados ao pagamento dos credores e retomada das atividades.”
O plano de recuperação nem chegou a ser apreciado em assembleia de credores.
A empresa tinha 1,2 mil funcionários quando foi autorizada a recuperação judicial devido à uma séria crise nas finanças. A empresa chegou a ter seis fábricas. Três delas eram em Gravataí e as demais ficavam em Sapiranga, Estância Velha e São Leopoldo.
As contas da empresa em bancos estão sendo encerradas. Execuções de cobrança estão sendo suspensas. A empresa foi notificada a apresentar nova lista de credores.
Trabalhadores
Advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Moacir Bitencourt explica que há centenas de processos na Justiça do Trabalho.
– O esforço agora é evitar venda de bens que precisam ser penhorados para pagar as dívidas da massa falida.
Bitencourt explica que as dívidas trabalhistas têm prioridade para pagamento em casos de recuperação judicial, como o da SüdMetal. Antes mesmo dos tributos.
No caso dos metalúrgicos de Gravataí, os trabalhadores da SüdMetal receberão comunicados com orientações para este nova fase do processo judicial. Segundo o advogado, terá que ser feita uma nova habilitação dos créditos para a falência, mesmo que isso já tenha sido feito na recuperação judicial.
Foi mantido o administrador judicial Clóvis Roberto de Freitas. A Rádio Gaúcha e o blog Acerto de Conta$ tentam, mas não conseguem contato com o profissional.