O Delegado João Paulo (PP) enviou nota sobre as negociações por uma aliança com o prefeito interino Cristian Wasem (MDB) na nova eleição de Cachoeirinha, marcada para 30 de outubro, o que tratei nos artigos Prefeito Cristian tenta atrair Delegado para vice em Cachoeirinha; A sombra do poder e a das flechas e Prefeito Cristian e Delegado, mais que Onze Unidos em Cachoeirinha; Como Ler o Pato Donald e Nota ‘confirma’ chapa Cristian e Delegado em Cachoeirinha; Printe & Arquive na Nuvem.
Siga na íntegra e, abaixo, analiso.
“…
Caro Martinelli:
Em respeito à publicação no site O Seguinte na data de 13/7 sob o título “Nota ‘confirma’ chapa Cristian e Delegado em Cachoeirinha; Printe & Arquive na Nuvem”, que faz afirmação acerca de eventual composição envolvendo o meu nome e o prefeito interino para a eleição complementar de 30 de outubro, gostaria de esclarecer ao eleitorado de Cachoeirinha que não há qualquer encaminhamento neste sentido, muito menos envolvendo percentuais ou quantitativos de cargos.
Admitimos que fomos convidados a conversar e, como somos favoráveis ao diálogo, a conversa aconteceu, como aconteceu também com outro pré-candidato. Tanto num caso como no outro, não houve negociação por números ou secretarias, pois as conversas entre pessoas inteligentes devem ser pautadas pelas ideias e, no nosso caso, só ideias e ideais podem nos motivar a estar em algum projeto.
Finalizando, reiteramos que o PP e o Solidariedade estão unidos em torno deste projeto que tem por objetivo apresentar ao eleitorado uma alternativa que represente a verdadeira mudança de rumo na política da cidade, que está mergulhada num clima de descrédito nos personagens que estiveram conduzindo os destinos da cidade. Se deixarmos as rédeas nas mãos das pessoas que foram responsáveis por este estado de desconfiança, o resultado não será diferente do que aí está: uma cidade tomada por problemas e insatisfação dos munícipes.
“Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram.” — Alexander Graham Bell.
Delegado João Paulo
…”
Sigo eu.
Reputo o Delegado encerrou as negociações.
Se a nota que analisei ontem pouco dizia e nada negava, o que permitia a ‘confirmação’ da aproximação, a manifestação de hoje é um tiro, se não na aliança, na possibilidade dele ser o vice de Cristian.
Ontem escrevi: “… Reputo uma nota dessas só serve para confirmar que Cristian e o Delegado podem estar juntos; ou “já estão!”, conforme contam por aí alguns pensadores e garotos de programas online de Cachoeirinha. Ou, na nota, o Delegado teria tentado, mesmo que não diretamente, ligar Cristian ao ‘CEP de bandidos’ de Cachoeirinha, que tanto critica desde as denúncias de corrupção que levaram ao consequente afastamento do governo Miki-Maurício. Ao não fazê-lo, o Delegado absolve o prefeito interino das relações que teve com a gestão anterior…”.
Na manifestação de hoje o Delegado foi além dos partidos de sua coligação, ao escrever que busca “… apresentar ao eleitorado uma alternativa que represente a verdadeira mudança de rumo na política da cidade, que está mergulhada num clima de descrédito nos personagens que estiveram conduzindo os destinos da cidade (…) Se deixarmos as rédeas nas mãos das pessoas que foram responsáveis por este estado de desconfiança, o resultado não será diferente do que aí está: uma cidade tomada por problemas e insatisfação dos munícipes…”.
Inegável é que a candidatura mais próxima do governo Miki é a de Cristian; a não ser que o Delegado se refira a um passado mais distante, aos governos Vicente Pires e José Stédile, que apoiam Dr. Rubinho (União Brasil).
Ao fim, o Delegado encerrou com a citação “Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram”, de Graham Bell, o inventor do telefone.
Não sei se há relação com, desde que revelei as negociações na sexta-feira passada, os telefonemas que recebeu de apoiadores contentes ou descontentes com a aliança.
Os descontentes vão ficar felizes com suas declarações. Os contentes, e principalmente os que já pensava em ocupar cargos na Prefeitura, terá que convencer.
Também citando Graham Bell: “Quando uma porta se fecha outra se abre; mas nós quase sempre olhamos tanto e de maneira tão arrependida para a que se fechou, que não vemos aquelas que foram abertas para nós”.
Com a caneta BIC na mão, Cristian ainda tem muita força.