coluna da marcilene

Desacelere e sinta a vida acontecer!

Buscava o livro Cibercultura, do Pierre Lèvy, na minha prateleira e, perdido no meio de alguns títulos sobre cultura da conexão, internet, redes sociais e comunicação, Jeffrey Brantley me chamou pelo nome. Não, eu ainda não surtei e atribuo isso a esse hábito meio fora de moda que é a leitura.

Na verdade, Jeffrey Brantley falou comigo no imperativo: Desacelere!!! Esse é o título do livro que se encontra abandonado na minha prateleira e que me pareceu fazer muito sentido nesse momento. Brantley é fundador e diretor do Programa de Redução do Estresse Pela Autoconsciência do Centro de Medicina integrada da Duke University, nos Estados Unidos.

Resolvi abandonar Pierre Lèvy por alguns minutos e folhear esse livro Desacelere. O convite do autor pareceu cair como uma luva para os dias que estamos vivendo, pois ele propõe um programa de treinamento de autoconsciência, que podem ajudar a lidar com a ansiedade, o medo e o pânico.

O livro foi publicado no Brasil em 2007 e traz uma abordagem muito atual, que une dois mundos aparentemente distintos: o mundo da medicina ocidental e o mundo da meditação e do autoconhecimento.

Apesar de estar em alta a busca por autoconhecimento, por propósito e por uma vida com mais sentido, eu percebo que há muitas fórmulas, como se tudo dependesse de empregar corretamente os ingredientes e acreditar.

Mas quem vive de verdade, a vida real, sabe que há muitas realidades possíveis de serem vividas e que não há manual de instruções capaz de dar conta da complexidade do mundo e das nossas complexidades como seres humanos. Há muitas coisas entre o tudo e o nada.

Por isso, o convite (a ordem, na verdade) de Brantley me chamou a atenção. Vivemos uma luta contra o tempo, somos engolidos por ele e seguir cada vez mais rápido parece ser a única opção.

Afinal, vivemos em um ritmo frenético diante da necessidade de saber as últimas notícias, de entender as novidades e tendências do mundo conectado, de encontrar mais tempo para a família, de nos dedicarmos às coisas do espírito.

Precisamos de tempo para ter sucesso, para planejar o futuro, para ser mais feliz, para encontrar um propósito, para emagrecer, para viver o presente. Ufa! A sensação que se tem é que nossa vida se transformou em uma corrida sem pódio de chegada.  

Faço do imperativo de Brantley um convite especial: desacelere! Antes de buscar entender o mundo entenda como funciona o seu corpo e o que desperta em você medo ou coragem, alegria ou tristeza, angústia ou serenidade.

Vamos tentar??

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade