luto

DESPEDIDA | Manoela não vai votar no Irani

Irani Teixeira, ex-vereador pelo PCdoB e desportista - atual técnico contratado da SER Brasil de Farroupilha - morreu na madrugada desta quarta-feira em Porto Alegre

— Quando ficar grande eu vou votar no Irani!

A frase é de uma distante (pela idade) eleitora, Manoela de Souza, de apenas seis anos, ainda incapaz de entender todos os mistérios que regem o ciclo que vai do nascer ao morrer e que fez questão de deixar sobre o corpo do ex-vereador e desportista Irani Teixeira uma carta manifestando seu desejo.

Segundo a mãe, Eliane, a filha tinha Irani como um ídolo, a quem conheceu quando ele ainda era vereador do PCdoB na Câmara Municipal de Cachoeirinha e manteve inúmeros contatos com a finalidade de encontrar vaga em uma escola de Educação Infantil para a menina.

Mas Manoela não vai votar em Irani!

 

: Eliane com a filha Manoela, a pequena eleitora que queria votar em Irani 

 

Natural de General Câmara o político comunista há mais de 30 anos e que teve uma vida profissional ligada ao futebol morreu nesta madrugada aos 59 anos – completaria 60 anos dia 25 de março – no Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), onde estava internado desde ontem (9/1).

Com sérios problemas cardíacos diagnosticados há cerca de cinco anos, Irani Teixeira, o ex-vereador de Cachoeirinha entre janeiro de 2013 e dezembro de 2016, estava apresentando dificuldades respiratórias e cansaço físico nos últimos dias.

Segundo o irmão, também ex-secretário municipal, empresário e colunista do Seguinte:, Roberto Teixeira, a estafa era por causa das preocupações com a estruturação da equipe de futebol do Brasil, de Farroupilha, cujo comando técnico ele iria assumir no dia 20 deste mês.

Ele era perfeccionista e exigente.

— Ainda ontem falamos sobre o médico que disse que ele teria que fazer a cirurgia em cinco anos. Batata! Ele acertou na mosca, comentei com o Irani — disse o irmão à porta da Capela 4 do Cemitério Memorial da Colina, de Cachoeirinha, onde o velório acontece até as 18h desta quarta.

Natural de General Câmara, Irani deixou além do irmão (teve também uma irmã, já falecida) o filho Lucas Meireles Teixeira. Ele era divorciado.

 

O que aconteceu

 

Com sintomas de uma saúde debilitada, no sábado que passou o ex-secretário de Esportes nos governos de José Stédile e Vicente Pires (ambos do PSB) sentiu-se mal e foi levado ao Pronto Atendimento 24 Horas onde uma médica percebeu a gravidade da situação.

— Ela mesma providenciou a ambulância e mandou ele com urgência para o Hospital Padre Jeremias a fim de receber os cuidados médicos que lá, no 24 Horas, não tem — contou Roberto.

Irani ficou no Padre Jeremias até ontem, quando foi levado ao Hospital da PUC para realização de um exame, cateterismo, com a finalidade de avaliar a extensão do problema, comprovando a necessidade de uma cirurgia cardíaca reparadora, com urgência.

Ainda hoje, nesta quarta-feira, seriam iniciados procedimentos com exames complementares por duas equipes, de clínica geral e cardíaca, para preparar a cirurgia que seria realizada no começo da semana que vem.

 

Todas as cores

 

O velório de Irani Teixeira levou ao Memorial da Colina políticos de todos os matizes e representativos das mais diversas siglas partidárias de Cachoeirinha. O combativo defensor das causas sociais foi homenageado por exemplo pelo atual prefeito Miki Breier (PSB) e o ex-prefeito José Stédile, hoje deputado federal.

Diversos atuais e ex-secretários também passaram pelo velório, bem como vereadores de antes e de agora, empresários e uma infinidade de gente ligada ao mundo da bola, como a comissão técnica da Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Brasil, de Farroupilha, que desceu a Serra até Cachoeirinha.

O ex-vereador de Gravataí, Néio Lúcio Pereira, integrante do Comitê Central do PCdoB gaúcho, e o deputado federal Assis Melo – também do partido – lamentaram a morte de Irani, entre várias outras autoridades.

 

Para ler a nota oficial do Brasil de Farroupilha, clique aqui.

Para ler a nota oficial do PCdoB RS, clique aqui.

 

1

No final da tarde desta quarta-feira o corpo de Irani será trasladado para o Cemitério Ecumênico Cristo Rei, em São Leopoldo, para ser cremado.

 

2

A presidência da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha ofereceu suas instalações para a realização do velório do ex-parlamentar. A opção pela capela no Memorial da Colina foi da família.

 

3

Irani foi dirigente de futebol, auxiliar técnico e treinador, com passagens em vários clubes do interior gaúcho, especialmente do Cachoeira Futebol Clube e Grêmio Esportivo São José (Cachoeira do Sul), Veranópolis Esporte Clube (Veranópilis), Esporte Clube Juventude (Caxias do Sul), Grêmio Esportivo Sapucaiense (Sapucaia do Sul) e, mais recentemente, SER Brasil (Farroupilha).

 

4

Filiado ao PCdoB desde o início dos anos de 1980, por se identificar com as lutas sociais da sigla, Irani chegou a receber propostas para trocar de partido. Recusou, por lealdade aos companheiros e para não trair suas próprias convicções, de promover a defesa dos mais humildes.

 

IRANI NAS FOTOS

 

: Na apresentação, em dezembro passado, como novo treinador da SER Brasil

 

Como vereador, em maio de 2016, em ação nos bairros de Cachoeirinha

 

Selfie na última convenção estadual do PCdoB, em outubro do ano passado

 

 

Maiores portais de notícias do Estado, Correio de Povo e GauchaZH, noticiaram a morte de Irani (imagens acima).

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade