A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dá início nesta semana às ações alusivas ao Dezembro Vermelho, campanha que chama a atenção para a prevenção, a conscientização e a assistência a pessoas vivendo com HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Serão atividades aos sábados em unidades de saúde municipais, onde serão disponibilizadas consultas de enfermagem, atividades educativas, rodas de conversa e testes rápidos de ISTs, que possibilitam o diagnóstico precoce de quatro infecções: HIV, sífilis e hepatites B e C.
“Os testes rápidos estão disponíveis em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí e são fáceis de realizar. Eles ficam prontos em cerca de 30 minutos”, destaca a enfermeira Juliana Rosa, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE), serviço da SMS de caráter ambulatorial que propicia o vínculo da pessoa vivendo com HIV, hepatites virais e tuberculose.
A SMS reforça a importância da conscientização e da prevenção das ISTs em qualquer idade. O órgão lembra que o uso de preservativos fica recomendado em todas as relações sexuais, sendo o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs.
Além disso, destaca-se a prevenção combinada, que consiste na associação de diferentes métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento, conforme as características e o momento de vida de cada pessoa. Entre outros objetivos, a prevenção combinada visa reduzir danos e eliminar o estigma e a discriminação quando às pessoas vivendo com HIV/Aids.
Entre as ações que compõem a prevenção combinada, estão a imunização para o HPV e para a hepatite B. Também existem as profilaxias pós-exposição (PEP) ao HIV e a profilaxia pré-exposição (PrEP), ambas disponibilizadas pelo SAE. A PrEP, por exemplo, é indicada para pessoas que têm maiores chances de entrarem em contato com o HIV. ”Ela pode ser feita a partir dos 15 anos, por casais sorodiferentes e por qualquer pessoa que escolha se prevenir contra o HIV”, complementa a enfermeira.
SAE
Localizado na Rua Ernesto Fonseca, 35 – Centro, o SAE é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial composta que presta atendimento multiprofissional, com atendimentos médicos, de enfermagem, de serviço social e de psicologia, assim como assistência farmacêutica e laboratorial aos pacientes vinculados ao serviço.
Os pacientes podem ser encaminhados via unidades de saúde ou procurarem atendimento diretamente no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600 – 7780 e (51) 3600 – 7778.