A partir da previsão de que um temporal com risco de granizo e vendavais poderia atingir diferentes pontos da Região Metropolitana de Porto Alegre a partir desta madrugada, a Prefeitura de Gravataí colocou a Defesa Civil do município e demais secretarias de governo em prontidão para atender a eventuais chamados da população.
– Diante de todo o alerta para a ocorrência de fenômeno climático, trabalhamos sempre de forma preventiva, mobilizamos o governo para dar suporte imediato à população em caso de necessidade. Estaremos de sobreaviso, e destaco que a nossa Guarda Municipal estará disponível 24 horas para chamados de emergência, basta ligar no 153 – tranquiliza o prefeito Luiz Zaffalon.
Estrutura
O centro do atendimento em caso de emergência é a Defesa Civil Municipal (51- 99677-5371), que age nos casos onde há necessidade de socorro, remoção de áreas atingidas e análise de risco. Guarda Municipal (153) e Corpo de Bombeiros (193) também podem ser acionados em situações de emergência.
A Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) também está preparada. Os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estão organizados como principais pontos de atenção à população nas demandas por alimentos, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas e calçados. Em paralelo, as equipes do Serviço Social estão aptas para receber, alojar, alimentar e atender os gravataienses, com o apoio da Secretaria da Educação no acolhimento.
As secretarias de Serviços Urbanos, Obras Públicas e Mobilidade Urbana também estão orientadas e preparadas para as limpezas, recolhimentos de descartes e também da desobstrução e reconstrução de ruas, estradas e pontes eventualmente afetadas.
Já a Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal (Sema) disponibiliza um plantão para chamados de emergências (51-99999-5799) que atuará de forma integrada com Defesa Civil e Bombeiros. Três barcos estarão disponíveis para resgates de pessoas, fauna e animais domésticos que estejam em risco. De forma preventiva, engenheiros, geólogos e biólogos da Sema dão suporte ao trabalho de avaliação de áreas consideradas em risco de inundação e/ou alagamento e deslizamento.
– Nos manteremos vigilantes e mais uma vez pedimos tranquilidade a todos, pois estamos preparados. Que o cidadão de Gravataí busque orientações de fontes oficiais de informação, como os canais de comunicação da Prefeitura e imprensa, e acionem imediatamente os canais de ajuda se necessário – finaliza o prefeito.
NÚMEROS DE EMERGÊNCIA
Situações de risco devem ser informadas pelos telefones:
Guarda Municipal (153)
Defesa Civil Municipal (51- 99677-5371)
Corpo de Bombeiros (193)
Defesa Civil Estadual 199
Confira a veracidade dos avisos e alertas
Embasada em diversos centros e institutos de meteorologia, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebe e emite avisos e alertas em caso de previsão de eventos climatológicos ou desastres naturais. É fundamental que a população se informe sobre fenômenos climáticos e busque orientações de segurança a partir de fontes oficiais, como páginas oficiais de Estado, prefeituras e órgãos de imprensa oficialmente reconhecidos.
Vale lembrar que avisos e alertas são previsões e podem ou não se confirmar.
Receba alertas oficiais da Defesa Civil
A população pode receber, gratuitamente por smartphone, alertas da Defesa Civil sobre a possibilidade de ocorrência de desastres e de eventos adversos, acompanhados de recomendações ou ações emergenciais para a população em situação de risco. Basta cadastrar o CEP de residência, enviando um SMS para 40199.
Saiba como se proteger:
Em alagamentos:
Evite contato com as águas;
Não dirija em áreas alagadas;
Evite pontes submersas e pontilhões;
Redobre a atenção com as crianças.
Fique atento:
A postes e árvores com inclinação;
A fios elétricos caídos pelo chão
Qualquer movimento de terra ou encostas próximo à sua residência;
Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Cuidado c/ vegetação em contado com a rede elétrica, pois podem estar energizadas
Em caso de inundação, não deixar animais acorrentados e não deixar em local ao qual não consiga sair.