Começou nesta segunda-feira a Campanha Nacional de Multivacinação no município. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes, refreando doenças que já estão controladas. No sábado, 16, acontece o Dia D, que mobiliza as unidades de saúde para a vacinação dos jovens de 0 a 15 anos que não podem comparecer aos postos durante a semana.
São 11 tipos de vacinas disponibilizados pelo Ministério da Saúde: HPV, que deve ser tomada em duas doses por meninas de 9 a 13 anos; DTP (difteria, tétano e coqueluche); febre amarela; pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B); pneumo 10; VIP (poliomelite injetável); VOP (poliomelite oral); tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); dupla adulto (difteria e tétano); hepatite A; meningocócica C; rotavírus; e varicela.
Em Gravataí, 27 unidades de saúde disponibilizarão as vacinas, com exceção da UBS Vila Aliança, que não está inclusa na campanha por não possuir sala de vacinação. A orientação é a de que moradores da região da unidade procurem a USF Érico Veríssimo ou a UBS Centro.
Você encontra a lista dos postos no site da Prefeitura.