Após postagens feitas por vereadores, o líder do governo Dilamar Soares (PDT) saiu do grupo de WhatsApp que tinha 15 parlamentares.
O episódio – mais um ‘Choquei’ da III Guerra Política de Gravataí, Luiz Zaffalon x Marco Alba, pós Abílio x Oliveiras, Bordignon x Stasinski – aconteceu neste domingo após a publicação do artigo Zaffa não vai cortar a cabeça de Dila, seu líder do governo na Câmara; É Alice no País das Maravilhas, não Através do Espelho, na III Guerra Política de Gravataí.
O Seguinte: teve acesso a sequência de postagens que antecederam a saída.
A primeira é de Demétrio Tafras, presidente do PSDB, primeiro e até agora único partido que convidou oficialmente o prefeito e o vice Dr. Levi Melo para filiar ao partido.
– Bom domingo a todos – desejou o vereador, postando reels de um coach não identificado, de camisa floreada e relógio grande no pulso, publicado no Instagram por Eliss Figueiredo, sob o enunciado “Mostre sua LIDERANÇA SEMPRE, assim sua saúde física e mental estará sempre em dia! Feliz semana para todos!”.
Clebes Mendes (MDB) – que discutiu fortemente com Dila antes de uma sessão, quando cobrado por ter sua liderança do governo questionada pelo colega em conversa com o prefeito; leia em III Guerra Política: Líder do governo, Dila se atirou na frente da bala por Zaffa; O Borodinó, o Napoleão de Hospício e o incêndio de Gravataí – respondeu:
– Bem assim.
Cláudio Ávila (União Brasil) – que na sessão após o incidente também criticou as condições políticas para Dila se manter na liderança do governo; leia em Acabou o ‘love’ político entre os vereadores Dila e Cláudio Ávila; A sessão das acusações, o #LiraNão! e a III Guerra Política de Gravataí – escreveu:
– Conversando com uma pessoa importante da política, ouvi uma dica, que recomendo aos amigos, apesar de eu ter dificuldade em seguir: acreditar em pessoas na política é algo que devemos fazer duvidando.
E acrescentou:
– Nesta semana a insanidade e a futrica que protagonizou a política nos últimos 30 dias serão colocadas no lugar.
Demétrio veio em seguida:
– Bem isso, por isso nem todos são iguais. O tempo mostra quem é quem. Tenho fé na mudança do ser humano para melhor.
Ávila postou a foto de uma chopeira e carnes a vácuo no espaço gourmet que tem em sua casa na Paragem Verdes Campos.
Clebes postou palmas e escreveu:
– Patrão!
Demétrio escreveu:
– Estou chegando.
Ávila convidou:
– Veeem.
Demétrio respondeu:
– Depois vou aí se mulher deixar.
Ávila postou:
– Quero ver. Clebão chegando já.
Demétrio comentou:
– Reunião da câmara domingo?
Clebes avisou:
– Chegando.
Após a postagem Dila saiu grupo.
Ávila comentou:
– Isso é o que eles querem que seja líder do governo. Ainda bem que decidi olhar para o paço municipal e não para representação aloprada.
Demétrio escreveu:
– Puxa, vou perguntar para meu líder. Se errei com ele, vou pedir desculpas.
Ao fim, admito, como fiz em Até o buffet separa Zaffa e Marco Alba; Um ‘Choquei’ da III Guerra Política de Gravataí, que parece notícia do perfil ‘Choquei’, mas quem conhece a política (e seus desnecessários que se tornam irreversíveis) sabe que, mais do que a saída do líder do governo de um grupo que reúne vereadores de governo e oposição, o momento em que aconteceu, após as mensagens, confirma a crise.
Fato é que há uma ofensiva para inviabilizar Dila na liderança do governo. Lembrou-me “Ajuda”, do Millôr: “Todos nos dão tremendo apoio moral, quando o que precisamos mesmo é de uma pequena ajuda perfeitamente canalha”.
Certeza Zaffa cada dia entende mais o “Bem-vindo à política” que antecipei quando da deflagração da III Guerra, em Declarada III Guerra Política de Gravataí: Zaffa vai sair do MDB para enfrentar Marco Alba; Bem-vindo à política, prefeito!.
:
ATUALIZAÇÃO
Após a publicação do artigo, Dila ligou e disse que o grupo que saiu não era oficial da base e nem dos 21 vereadores com as pautas da Câmara.
– Nos grupos institucionais continuo – explica.