RAFAEL MARTINELLI

Dimas confirma apoio a Zaffa no maior movimento político da eleição em Gravataí; A Lua logo ali

Parceria entre Zaffa e Dimas foi confirmada oficialmente neste domingo

Aquele que potencialmente é o maior movimento político da eleição de 2024 em Gravataí foi confirmado em convenção neste domingo: Dimas Costa (PSD), segundo colocado em 2020, apoia a reeleição do primeiro, Luiz Zaffalon (PSDB). A ‘fofoca interminável’ se tornou verdade.

Um produzido vídeo postado nesta segunda-feira fez a apresentação nas redes sociais.

Como observei em O documento que confirma apoio de Dimas à reeleição de Zaffa em Gravataí, a articulação acontece ainda sob uma promessa, um ‘terreno na Lua’: para desistir da candidatura a prefeito, Dimas exigia um “projeto estadual”, mas ainda não foi confirmado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) como deputado ou secretário estadual.

Para trocar a oposição pelo governo, o PSD, que deve indicar o ex-presidente da Câmara de Vereadores Juares Souza como secretário de Mobilidade Urbana e indicar cerca de 20 cargos na Prefeitura, apresentou uma carta de intenções, que faz reivindicações, mas manifesta em Zaffa “nossa confiança em um agente político que tem demonstrado dedicação e compromisso com o progresso de nossa cidade”.

Reproduzo e, abaixo, sigo.

“(…) Caros cidadãos e cidadãs de Gravataí,

É com profundo senso de responsabilidade e comprometimento com o bem-estar de nossa cidade que nos dirigimos a vocês através da presente carta.

Após extensas reflexões e debates entre os membros do PSD, chegamos a uma decisão que consideramos vital para o futuro de Gravataí.

Nossa cidade enfrenta desafios significativos, mas também possui um potencial imenso para prosperar e alcançar novos patamares de desenvolvimento e qualidade de vida para todos os seus habitantes.

No entanto, para alcançar esse objetivo, é fundamental que unamos forças e nos mantenhamos vigilantes contra ameaças que possam comprometer nosso progresso.

Neste contexto, é com humildade e determinação que afirmamos nossa decisão de não apresentar uma candidatura à eleição majoritária municipal de 2024. 

Esta escolha não foi tomada de ânimo leve, mas sim após uma cuidadosa avaliação das circunstâncias políticas e sociais que cercam nossa cidade.

É essencial que estejamos unidos em torno de um propósito comum: proteger os interesses de Gravataí e garantir que seu futuro seja moldado por lideranças comprometidas com a transparência, a ética e o serviço público de qualidade.

Nós, do PSD, reconhecemos a importância de apoiar o atual governo municipal em sua busca pela reeleição.

Esta não é apenas uma questão partidária, mas sim uma demonstração de nossa confiança em um agente político que tem demonstrado dedicação e compromisso com o progresso de nossa cidade.

Ao mesmo tempo, reafirmamos nosso compromisso com as demandas e aspirações dos gravataienses, que são a verdadeira força motriz por trás de nossas ações políticas. 

Estamos comprometidos em ouvir suas vozes, entender suas necessidades e trabalhar incansavelmente para atendê-las da melhor maneira possível.

Além disso, reafirmamos nosso compromisso com as reivindicações fundamentais da população de Gravataí, que serão prontamente atendidas pelo governo municipal, caso continuemos a contribuir com nossa visão e esforços:

– Buscaremos uma sociedade mais inclusiva, investindo de maneira sólida na educação especial, contratando profissionais de apoio e agilizando as obras do Complexo de Educação Especial Irmã Soledade (Regina Bristot), visando corrigir as irregularidades deixadas pela administração anterior.

– Ampliação e qualificação do atendimento de saúde aos gravataienses, através da construção de uma unidade de saúde 24 horas que atenda as necessidades dos moradores da região da Caveira e Parque dos Anjos.

– Celeridade na construção do primeiro Posto de Coleta de Sangue, fruto da emenda parlamentar de R$ 1 milhão do deputado federal Danrlei de Deus, garantida através da articulação da nossa vereadora Anna Beatriz.

– Valorização dos servidores municipais, oferecendo condições dignas de trabalho e qualificação para garantir que os gravataienses sejam atendidos com a devida dignidade.

– Construção de uma elevada (trincheira) na avenida Brasil, visando melhorar o tráfego e promover o desenvolvimento econômico na região.

Desta forma, nos comprometemos a, juntos, construir uma cidade mais justa, inclusiva e próspera para todos os gravataienses.

Contamos com o apoio e a compreensão de cada cidadão e cidadã nesta jornada rumo a um futuro melhor para nossa amada Gravataí (…)”

Convenção do PSD lotou plenário da Câmara de Vereadores neste domingo


Sigo eu.

Os discursos do domingo no plenário do legislativo sublimaram a unidade do palanque do governo Leite em Gravataí.

– É o centro (político) unido, com inteligência, por uma Gravataí cada vez melhor. Temos muita coisa a fazer, num governo de colaboração, ouvindo a sociedade – disse Zaffa, reafirmando a posição ideológica na qual se colocou em declaração ao Seguinte:, mesmo após na sexta-feira ter almoçado e recebido apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

– Esse lance político de hoje vai nos levar a uma consagradora vitória – concluiu, celebrando a adesão de Dimas como a coroação de uma coligação de 11 partidos e 14 entre os 21 vereadores.

José Capaverde, presidente do PL de Bolsonaro, em seu discurso também evitou e polarização, ao não fazer referências ao ex-presidente na convenção de um Dimas que tem origem no PT, é o ‘embaixador do governo Leite em Gravataí’ e apresentou o governador como seu candidato à Presidência da República em 2026.

O mesmo fez o vice-prefeito, Dr. Levi Melo (Podemos), que também foi esperar Bolsonaro na vinda frustrada a Gravataí e almoçou com o ex-presidente. Lembrou do apoio de Dimas a sua candidatura a prefeito pelo PSD em 2016, tratou da parceria pelas coisas cidade e evitou polêmicas sobre mais uma aliança ‘MarxDonalds’ na eleição deste ano.

Ouviu de Dimas que nunca exigiu ser o vice, respeitando “cada um no seu lugar”, o ex-vereador e ex-secretário adjunto dos Esportes, no caso, em seu “projeto estadual”.

Danrlei de Deus chancelou aliança do partido com o prefeito de Gravataí


Conforme Chico Pereira, comunicador que dá os furos positivos do governo, e foi convidado por Dimas para sentar à mesa principal, em sua manifestação o deputado federal Danrlei de Deus (PSD) disse que não havia motivos para ser oposição à candidatura de Zaffa.

– Pra quê iríamos concorrer contra um candidato que sempre foi receptivo e atencioso às nossas ideias? Ao contrário da gestão anterior que sequer recebia as verbas de nossas emendas – disse, ao fim da convenção, com sua presença contrariando rumores de que estaria com relações estremecidas com Dimas pela possibilidade de perder o comando da Secretaria de Esportes do Estado para permitir o “projeto estadual” do gravataiense.

– Não queremos só entrar no governo, ou apoiar a reeleição. Queremos ajudar Gravataí. E, do jeito que sempre fizemos, ouvindo as reivindicações das pessoas, cobrando e sugerindo mudanças e fazendo propostas, que hoje vemos ser atendidas. Estamos juntos, Zaffa – disse Dimas, que fez uma deferência a Davi Severgnini, secretário da Fazenda e coordenador político de Zaffa, “pela articulação da maior coligação de grandes partidos da história de Gravataí”.

Vereadora e presidente do PSD Anna Beatriz da Silva com prefeito Zaffa


Inegável é que contradições da parceria também serão exploradas pelos adversários. Zaffa será cobrado por acolher aquele a quem, mesmo que respeitosamente, na última eleição criticou e identificou como da esquerda de Bordignon e Lula.

Dimas, e a esposa, presidente do PSD e candidata a reeleição para vereadora, Anna Beatriz da Silva, também serão confrontados com posições do passado e quase presente.

O casal, que agora vai indicar o secretário da pasta responsável pela relação com a concessionária do transporte coletivo, foi crítico “aos milhões dados à Sogil”, conforme uma série de posts sobre os subsídios públicos. Anna chegou a propor uma CPI na Câmara.

A vereadora também já é alvo de prints que circulam nas redes antisociais lembrando ter sido processada por Zaffa por postagem em que acusou-o de ser “conivente” com o assédio sexual de secretário sobre servidora da Prefeitura, retirada quando começaram as conversas pela aliança fechada após oito meses – a ‘fofoca interminável’, como chamei em uma série de artigos.

Mas, como já analisei antes, mesmo com a observação de que a política não é uma soma simples, Zaffa atrair o apoio de Dimas representa potencialmente o maior movimento político da eleição.

Além do fato de ser o primeiro suplente de deputado estadual, com 29 mil votos em 2022, e o segundo colocado na disputa pela Prefeitura em 2020, com 35.623 votos, apoiando o primeiro, com 57.659, Dimas aparecia bem colocado nas pesquisas nesta eleição.

E tem uma incontestável capacidade de fazer campanha e provocar adversários, assim como potencial para atrair eleitores de perfil mais de centro-esquerda, onde se encontra a candidatura de Daniel Bordignon (PT) e também Thiago De Leon (PDT), vice escolhido por Marco Alba (MDB).

– Não é num tik tok de 30 segundos que mostramos respeito à população para comunicar um movimento deste tamanho – já instigou, em óbvio comparativo entre o vídeo de 9 minutos que apresenta a aliança Zaffa-Dimas e o vídeo em que Marco Alba-De Leon apresentaram a chapa.

Zaffa conseguiu confirmar domingo movimento político que articula há oito meses


Ao fim, a análise lógica é que Zaffa tem muito mais a ganhar que a perder. Em relação a Dimas, o futuro dirá se fez bem em trocar uma trajetória oposicionista pelo governo. Experimenta ele um momento de reconstrução política.

Fato é que, se o “projeto estadual” ainda segue como uma promessa, um ‘terreno na Lua’, Dimas que restava como em I-Juca-Pirama, poema de Gonçalves Dias, “rejeitado da Morte da guerra e dos Homens na paz”, equilibrando-se em uma candidatura com ares de aventura, garantiu de vez a confiança do governador.

A Lua é logo ali, pode dizer.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade