O vice-governador Gabriel Souza (MDB) deu sinal verde, ao cumprir agendas nesta segunda-feira em Cachoeirinha, para uma das principais reivindicações do prefeito Cristian Wasem (MDB): a cessão da área do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) para o início da construção da ERS-010.
A obra é considerada estratégica pelo governo municipal para consolidar o traçado da rodovia estadual a partir da cidade; leia mais em Por que é estratégico Cachoeirinha iniciar obras da ERS-010 com financiamento chinês; A Eletrovia.
Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Garcia, a definição sobre a área deve ocorrer ainda neste ano.
– Vai acontecer. É uma realidade – disse ao Seguinte:.
A promessa foi celebrada por Cristian, que acompanhou as agendas, pela urgência do município em garantir posição no traçado da rodovia –– planejada há mais de uma década e sob ameaça recente de não incluir Cachoeirinha.
A Eletrovia como porta de entrada da ERS-010
O trecho inicial da rodovia, denominado Eletrovia, está inserido no financiamento de US$ 88 milhões firmado pelo município com o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB).
Orçada em R$ 25 milhões, a obra integra o programa Cachoeirinha 2050 – Resiliência Urbana e Inovação na Gestão de Riscos Climáticos, o maior pacote de infraestrutura da história da cidade.
Projetada com pontos de recarga para veículos elétricos, iluminação LED e drenagem inteligente, a via cumpre dupla função: além de garantir mobilidade sustentável, atuará como dique para conter enchentes, como as que ilharam Cachoeirinha nas cheias de 2024.
– O projeto representa um divisor de águas. Garante mobilidade mesmo em eventos climáticos extremos e abre caminho para um corredor logístico que vai conectar Cachoeirinha à ERS-118, Freeway, aeroporto, Porto Alegre e Canoas – disse o secretário.
Investimento estratégico e atração de empresas
A decisão de iniciar a ERS-010 pelo trecho municipal já apresenta reflexos econômicos. A instalação da fábrica de chips da Tellescom, investimento de R$ 1 bilhão e mais de mil empregos diretos, levou em conta a futura Eletrovia como fator estratégico. O empreendimento será construído na área da antiga Cientec e terá acesso direto ao novo corredor viário, facilitando o transporte de cargas de alta tecnologia.
– Com a 010 e as obras do Cachoeirinha 2050, nem um dilúvio isola a cidade – conclui o secretário.
Hospital, Tellescom e Iconicidades na agenda
A visita de Gabriel Souza começou com uma inspeção ao dique e ao prédio que será reformado pelo programa Iconicidades. Depois, o vice-governador esteve no Irga para tratar da cessão da área da Eletrovia e, em seguida, visitou a antiga Cientec, futuro local da Tellescom.
A agenda, que também teve a participação da deputada estadual Patrícia Alba (MDB), ainda incluiu uma vistoria no Hospital Padre Jeremias e, ao meio-dia, participação como palestrante na reunião-almoço promovida pela Prefeitura, com o painel “Presente e futuro do Rio Grande do Sul: ações para o desenvolvimento de Cachoeirinha e região”.
Para o prefeito Cristian, atrelar mobilidade urbana e resiliência climática foi decisivo para conquistar o financiamento internacional.
– Não são soluções pontuais, mas um redesenho da cidade para as próximas décadas – resumiu.