A noite de segunda-feira (11) marcou a abertura oficial da Mostra Graciliano Ramos: do Nordeste a Gravataí, no Quiosque da Cultura, celebrando um dos maiores romancistas da literatura brasileira. O evento, promovido pela Prefeitura de Gravataí e pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com curadoria de Nathaja Goulart de Souza e co-realização do Sesc Gravataí, reuniu autoridades, artistas e admiradores da obra do autor alagoano.
O clima de homenagem foi embalado pelo show “Do Nordeste a Gravataí”, do músico Marcos Delfino, que apresentou um repertório inspirado em grandes nomes do cancioneiro nordestino, como Alceu Valença e Luiz Gonzaga, em referência às raízes culturais de Graciliano Ramos.
Durante a cerimônia, a curadora e a auxiliar de programas sociais do Sesc Gravataí, Marta Raquel, conduziram uma mediação sobre a trajetória do autor de Vidas Secas. Nathaja destacou que a mostra nasceu de um desafio educacional: “Por meio da EJA do Sesc precisávamos apresentar o autor aos alunos de forma lúdica e interessante. A partir disso, começamos a reunir os materiais que se transformaram na exposição.”
Para o secretário da SMC, Patrick Silva, a parceria com o Sesc é fundamental para o fortalecimento da cultura local. “A cada passinho caminhamos para um setor cultural pujante em Gravataí. A união com instituições como o Sesc só fortalece o setor, valorizando artistas e beneficiando todos os envolvidos.”
Até 12 de setembro, os visitantes poderão conferir banners informativos sobre o escritor, um mini documentário sobre sua casa em Alagoas — hoje transformada em museu — e participar de atividades culturais. A programação inclui uma oficina de escrita criativa no dia 10 de setembro (inscrições pelo e-mail smc.museu@gravatai.rs.gov.br) e um show da Banda Plano B no encerramento, em 12 de setembro, das 19h às 21h.
O evento contou ainda com a presença do secretário adjunto da SMC, Giulliano Pacheco, da diretora de Cultura, Izabel Cristina, da técnica de artes visuais, Mari Velleda, do historiador Carlos Albani, do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Rodrigo Marquez, e de Josiane Hoffman, representando o Sesc Gravataí.