A partir de hoje e todo dia que acordar e abrir a janela da frente da sua moradia, a casa 294 da rua Odila Geye, Sandra Mara Silva da Silva terá uma visão que lhe dá mais tranquilidade no trato da sua saúde, já fragilizada, e do filho de 21 anos, portador da Síndrome de Down, que também necessita de frequentes socorros médicos.
Aliás, foi da janela que a dona de casa assistiu, na manhã de hoje (25/3), uma série de discursos e o corte da fita inaugural da Unidade de Saúde da Família (USF) Breno Garcia, uma das contrapartidas da empreiteira Emcasa que construiu as 2.025 moradias do maior loteamento popular do Sul do Brasil, o Breno Jardim Garcia.
— Para a gente que é pobre ter um lugar assim tão perto de casa é muito bom. Principalmente porque eu já estou velha, preciso de mais cuidados, e o meu filho tem problemas que exigem atenção especial — afirmou.
Um equipamento público, segundo o secretário municipal da Saúde, Jean Torman, dotada com uma equipe suficiente para atender as primeiras mil famílias que desde o início do ano vêm sendo transferidas para o loteamento. Na segunda etapa, quando a segunda fase do Breno Garcia for ocupada, a equipe será ampliada.
— No segundo semestre, quando chegarem o restante dos moradores, esta USF vai receber mais uma equipe com médico, equipe de enfermagem e profissional de odontologia — disse Torman, destacando que a USF é uma obra muito importante para aquele residencial.
A EQUIPE
A USF Breno Garcia tem 10 funcionários:
01 médico
01 odontólogo
03 agentes comunitários de saúde
02 técnicos em enfermagem
01 auxiliar de saúde bucal
01 recepcionista
– 01 auxiliar de serviços gerais
Serviços
1
O USF oferece à população do Loteamento Breno Jardim Garcia consultas médicas e atendimentos de enfermagem para gestantes, crianças, jovens, adultos e idosos.
2
Também realiza procedimentos de saúde bucal e curativos, aplicação de medicações e imunizações, realização de testes rápidos de gravidez e para diversas patologias, entre outros serviços.
3
A USF Breno Garcia tem uma área construída de 361 metros quadrados, com espaço para cinco consultórios médicos e um para odontologia.
4
O endereço é a rua Odila Geye, 330, Vila Imperial, dentro do loteamento Bren o Jardim Garcia, e funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
: O prefeito Marco Alba conheceu o gabinete odontológico da nova USF
Minhas famílias
A secretária de Habitação do município, Luciane Ferreira, fez um discurso breve e quase emocionado ao se referir aos moradores do Loteamento Breno Jardim Garcia como “minhas famílias”, pelo envolvimento direto que mantém com todos desde que iniciou o processo de seleção e até agora, na fase de ocupação das casa.
Sobre a nova USF, Luciane Machado, disse que se trata de um instrumento público de extrema importância social diante da precariedade com que as autoridades, de modo quase geral, tratam a saúde pública no Brasil.
— Esta USF é para os moradores do (loteamento) Breno Garcia e entorno, atendendo principalmente às famílias que mais necessitam — destacou a secretária.
IMPORTANTE
A expectativa do secretário da Saúde, Jean Torman, é que na nova Unidade de Saúde da Família sejam realizados em torno de 600 atendimentos e procedimentos por mês.
Pelo município
O prefeito Marco Alba (MDB) de Gravataí, lembrou que a instalação da USF Breno Garcia foi feita na forma de contrapartida da Construtora Emcasa, que ergueu as moradias e implantou a infraestrutura como ruas asfaltadas, distribuição de água e energia, coleta e tratamento de esgoto.
— Até agora não tem nada de dinheiro da municipalidade mas, a partir do momento em que é entregue e começa a prestação de serviço, todo custo é bancado com dinheiro do município — explicou.
Marco Alba também chamou a comunidade que desde o começo do ano começou a mudar para o maior conjunto habitacional popular do Sul do Brasil a participar do processo de discutir soluções para problemas e estabelecer melhorias que ainda sejam necessárias para o local.
— Da mesma forma que a obra do loteamento Breno Jardim Garcia, as casas, o arruamento, a infraestrutura toda é uma parte do processo, a questão mais importante é esta que estamos vivendo agora: a construção do espectro de comunidade solidária na busca de soluções e do fortalecimento de cada família para que todos sejam realmente felizes.
: Autoridades dos três poderes participaram da inauguração da USF.