RAFAEL MARTINELLI

É feio o prefeito Cristian arregar para o debate em Cachoeirinha

Cristian não vai a debates e seleciona entrevista a comunicadores que o apoiam

É feio Cristian Wasem (MDB) não participar de debates na eleição de Cachoeirinha. Com só dois candidatos, se ele não vai, debate não tem. Até entrevistas a veículos de mídia o prefeito candidato à reeleição seleciona.

Converso sobre isso com o todo-poderoso André Lima, desde o primeiro dia do período eleitoral. Hoje pedi ao assessor especial do prefeito, presidente do partido e coordenador geral da campanha, uma manifestação formal, para este artigo, sobre o porquê de Cristian não participar de debates.

“Porque está se dedicando ao contato com os eleitores, divulgando projetos e propostas, bem como gasta o dia dando expediente com o que tem o tempo reduzido”, respondeu.

Acho ruim.

A democracia tem seus ritos.

Sei que há pessoas próximas ao prefeito temerosas de que o adversário seja possuído por um ‘Pablo Marçal’, e baixe o nível mais rápido que a enchente sob as casas de bombas.

Reputo David Almansa (PT) não faria isso. É um político, não um outsider oportunista. Tanto que formou uma aliança talvez inédita na região metropolitana, reunindo o PT, de Lula, ao PSDB de Leite, de seu vice, Dr. Rubinho, que como seu adversário na eleição suplementar de 2022 se apresentou como o candidato de Bolsonaro! Aplica o hoje vereador a política de ‘frente ampla’ de Lula.

Jovem, não tem nessa eleição seu fim do mundo. Não presta para ele destruir a política.

Cristian é o favorito para vencer a eleição. Mas vai ficar essa mancha. Parece que tentam protegê-lo dele mesmo. O que não acho seja necessário. Sabe ele, e muito bem, se defender e apresentar suas propostas.

Essa proteção até enfraquece Cristian perante os seus. O que é ruim para cidade. Porque muitos dos seus apoiadores são ou serão eleitos vereadores. E, é notório entre quem analisa a política local sem pix, que um dos problemas enfrentados pelos prefeitos anteriores foi restarem reféns da ‘República dos Vereadores’. Um prefeito forte sempre é melhor para a cidade.

Agora, enquanto escrevo, e até estou rindo sozinho, recebo foto de Almansa em cima de caminhão, em frente à Prefeitura, intimando Cristian a debater. Vai parecer que fiz uma tabelinha com o candidato de oposição. André Lima, com quem acabei de fazer contato, naturalmente vai pensar “mas bah!”.

Não foi.

Meu artigo tem como inspiração o debate de ontem em Gravataí, que, com seus baixos e altos, representou, como em todas as eleições nas últimas três décadas, um evento tradicional para a política da cidade; leia a cobertura do Seguinte: em “Que Xou da Xuxa é Esse?” O primeiro debate entre os prefeituráveis de Gravataí; Assista vídeo dos bastidores.

Ao fim, tem aquela máxima de que “feio é perder eleição”. A estratégia pode estar corretíssima eleitoralmente. Mas entendo feio, e ruim para Cachoerinha, também é Cristian arregar para o debate.

Almansa, minutos atrás, desafiando Cristian a participar de debates

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade