RAFAEL MARTINELLI

Eder Keké será primeiro negro a assumir como vereador nesta legislatura em Gravataí

Gravataí terá o primeiro vereador negro nesta legislatura, entre os dias 3 e 17 de agosto.

Eder da Silva Souza, o Keké, assume dia 4 com a licença para tratar de assuntos particulares, sem receber salários, pedida por Paulo Silveira (PSB) e aprovada na sessão desta noite.

O trabalhador da indústria da borracha e plástico tem 42 anos e fez 863 votos, gastando R$ 3.843,50 na campanha de 2020, onde no registro de sua candidatura no TSE se identificou como da raça preta.

A atual legislatura é a cara dos legislativos brasileiros: entre 21 parlamentares, apenas duas mulheres e nenhum negro. Nos últimos 20 anos tivemos apenas Jairo Santerra, Róbinson Luiz e Airton Leal, que, secretário de Governança e Comunicação, é hoje o único preto no primeiro escalão do governo Luiz Zaffalon (MDB).

No ano passado, por exemplo, a Câmara esqueceu o Dia da Consciência Negra, como tratei nos artigos Sem vereadores negros, Câmara de Gravataí esqueceu Dia da Consciência Negra; A carne mais barata do mercado e A grandeza de Alan ao homenagear, mesmo com atraso, negros de Gravataí; Vergonha, racistas do Grande Tribunal das Redes Sociais!.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade