A economia e política do País passam por cenários de indefinições. Esse estágio estimula que empreendedores busquem, no comércio internacional, oportunidades de negócios a fim de encontrar soluções comerciais.
E é esta a descrição que pode definir diversos dos vencedores – quase todos! – do 45º Prêmio Exportação RS, um grupo de empresas que obteve êxito em estratégias e resultados mercadológicos no âmbito global.
A cerimônia de premiação acontece nesta quinta-feira, 13 de julho, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e reúne lideranças de entidades, empresários, representantes do poder público e formadores de opinião.
Três empresas de Gravataí, a Dana Incorporated, TDK-Epcos do Brasil e Ammann do Brasil, e uma de Cachoeirinha, a Interlink Cargo, recebem os troféus do prêmio da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil no Rio Grande do Sul (ADVB/RS).
Categorias
São 21 categorias com 43 empresas de Porto Alegre, Região Metropolitana e várias cidades do interior gaúcho que subirão ao palco logo mais, escolhidas por um conselho e organizada por um grupo de 18 instituições.
A TDK – Epcos do Brasil será laureada na categoria “Diversificação de Mercados”, enquanto a Dana recebe o prêmio na categoria “Destaque Setorial: Autopeças” e a Ammann como “Destaque Setorial: Máquinas/Equipamentos”
Já a Interlink Cargo, de Cachoeirinha, é uma das quatro empresas destacadas na categoria “Serviços de Suporte à Exportação”, ao lado de organizações de Rio Grande (duas) e de Canoas.
A DANA
: Originalmente constituída em Nova Jersei em 1904 com a denominação 'Spicer Universal Joint Manufacturing Company', batizada com o nome do engenheiro, inventor e fundador da companhia Clarence W. Spicer; foi renomeada como 'Spicer Manufacturing Company' em 1909.
: Mudou-se em 1928 para Toledo (Ohio), sendo renomeada como Dana Corporation, em memória de Charles A. Dana, que juntou-se à companhia em 1914 e tornou-se presidente e tesoureiro em 1916.
: Atendendo a três mercados principais – veículos de passageiros, caminhões e equipamentos fora-de-estrada – a Dana oferece produtos locais, serviços e suporte aos clientes de equipamentos originais e do mercado de reposição.
: Com sede na cidade de Maumee, em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa emprega mais de 23 mil pessoas em 25 países ao redor do mundo.
: Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Uruguai. No Brasil, além de Gravataí, tem unidades em Diadema e Sorocaba (interior de São Paulo), contando com aproximadamente 2.500 colaboradores.
A AMMANN
: Com sede em Gravataí é exportadora de usinas de asfalto. A primeira unidade fabril da companhia suíça na América Latina, em Gravataí, foi inaugurada em abril de 2013 e recebeu investimento inicial de 9 milhões de euros, valor posteriormente ampliado para 12 milhões.
: A fábrica da Ammann na aldeia dos anjos ocupa uma área de 10 mil metros quadrados e produz as usinas de asfalto da série Prime (ACM 140 Prime e da recém lançada ACM 100 Prime).
: Além disso fabrica o rolo compactador monocilíndrico ASC 110 Tier 3, utilizado para compactação de solos. Atualmente, conta com 60 colaboradores.
INTERLINK CARGO
: A Interlink Cargo, como Integrador Logístico, está capacitada para a oferta de serviços de valor agregado à logística, como transportes nacional, internacional e de containers, armazém geral, distribuição, gerenciamento de pedidos, gestão fiscal, milk-run, cross docking e outros, sob demanda.
: Com sua administração central em Cachoeirinha, a Interlink Cargo dispõe de soluções multimodais para o transporte ou desembaraço aduaneiro de mercadorias de exportação ou importação.
: Fundada em 1992, pela qualidade de seus serviços, equipe e estrutura, tornou-se uma referência em logística e comércio exterior no Sul do Brasil. O reconhecimento pela capacidade da Interlink Cargo tem o respaldo de uma carteira de clientes líderes em seus segmentos e em volumes de comércio exterior.
(O colunista não conseguiu contato com a Epcos)