Críticas a parte para a transferência da Prefeitura do Centro de Gravataí, acerta Luiz Zaffalon (PSDB) ao repassar para Cultura o prédio histórico onde por 130 anos funcionava o Gabinete do Prefeito, o que antecipei ainda em abril; leia em Sede histórica da Prefeitura pode virar troféu para a cultura de Gravataí.
A entrega das chaves do Paço Municipal foi feita nesta segunda-feira, em evento simbólico no qual Zaffa fez elogiável mea culpa sobre a falta de investimentos na cultura pelos governos, atual e anteriores.
O espaço agora será gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e servirá como um novo local para intervenções culturais em Gravataí.
O Gabinete do Prefeito e do vice-prefeito, o Protocolo Central e a Ouvidoria passam a funcionar no novo centro administrativo municipal, nos prédios do campus da Ulbra, adquiridos recentemente pelo município; leia em O grande negócio de Zaffa ao ‘comprar a Ulbra’ para transferir a Prefeitura de Gravataí e assista a defesa do negócio pelo prefeito a partir do minuto 25:38 em SEGUINTE TV | Zaffa sem cortes: “Marco Alba e Bordignon pararam no tempo”; Assista entrevista-bomba de 1h com o prefeito de Gravataí.
Durante a cerimônia, Zaffa lembrou o quanto o setor cultural foi negligenciado pelas administrações públicas no qual trabalhou.
– Gravataí anda de costas para a cultura há algum tempo e não existe desculpa válida para isso. Hoje, com essa entrega, resgatamos uma dívida histórica do município com o setor cultural – disse, conforme material distribuído no site oficial do município sob a manchete “Prefeitura de Gravataí paga dívida histórica com a cultura”.
– Quando comecei a pensar no processo de mudança para a Ulbra, sempre soube que esse prédio só tinha um dono. Esse prédio é lindo, é histórico e quem tem sentimento e talento para cuidar dele é a área cultural – contou, acrescentando que “resgatar a cultura de um município é um trabalho que demanda tempo, mas que precisa ser feito”.
Assista vídeo postado pelo prefeito em seu perfil no Instagram clicando aqui.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer Leandro Ferreira confessou que se sentia incomodado quando olhava para o setor cultural do município.
– A partir de conversas com o prefeito vi o começo das mudanças e da valorização da área. Hoje as coisas estão acontecendo, nos espaços que estão sendo reformados e reformulados ou na recepção de projetos. Temos um governo preocupado e que olha para este setor. Gravataí é uma cidade muito viva e a cultura jamais pode ficar de fora disso – avaliou.
Silvia Maciel, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Gravataí, tratou a entrega das chaves como um momento de honra.
– Hoje, nós artistas queremos poder reescrever nossa história aqui e fazer deste lindo espaço a nossa segunda casa. Ter nossos trabalhos reconhecidos na nossa cidade é motivo de muita alegria – disse.
Adquirido em 1894 para a instalação da Intendência Municipal, antigo nome da Prefeitura, o prédio foi construído em estilo eclético e possui características neoclássicas e modernas.
Antes de se tornar sede do executivo, era utilizado como casa comercial no térreo e residência no andar superior. Foi reformado por volta do ano de 1996, readquirindo as características originais da sua fachada.

Ao fim, saúdo a transparência do prefeito em reconhecer que a quarta economia gaúcha investe pouco na cultura – setor que, em sociedades saudáveis, não é propriedade de lado algum da ferradura ideológica. Reconhecer problemas é o primeiro passo para enfrentá-los.
Lembrando Millôr, sobre a arte, essa impalpável necessidade, encerro adaptando para o presente a conclusão de Sede histórica da Prefeitura pode virar troféu para a cultura de Gravataí, artigo em que antecipei a ideia de Zaffa: “Na paisagem pintada um pássaro pintado canta uma canção silenciosa, numa sombra sem frescura, à luz brilhante de um sol que não esquenta, iluminando jasmins que não cheiram, refletidos num rio que não corre. Arte é isso? É”. O palacinho ocre da Av. José Loureiro da Silva é um troféu para a cultura de Gravataí.
Assista o que Zaffa disse à SEGUINTE TV sobre compra da Ulbra para virar a ‘nova Prefeitura’