Gravataí foi certificada pelo governo do Rio Grande do Sul como “Equipe Amiga da Mãe, Parceria e da Criança”, parte do programa Rede Bem Cuidar, que reconhece municípios que se destacam pelas ações de cuidado com a população.
Representada pela equipe 1 da Unidade de Saúde da Família (USF) Breno Garcia, o município atingiu todos os critérios de assistência em saúde estabelecidos para 2024, que abordavam o eixo pré-natal e o planejamento sexual e reprodutivo, contemplando tópicos como a realização do pré-natal do parceiro, de ações de educação permanente em saúde com o tema pré-natal e de atividades coletivas com gestantes e parcerias.
“Essa certificação estimula a educação em saúde, a participação social e a educação permanente dos profissionais, o que traz melhorias em nossas práticas de cuidado com a população do município, impactando positivamente na qualidade dos nossos atendimentos”, destaca a coordenadora da USF Breno Garcia, Thauane Dutra.
Conforme a enfermeira Suiani Soares Silva, que está inserida na equipe I da unidade ao lado de profissionais de saúde como médica, técnicas de enfermagem e agentes comunitárias de saúde, tal reconhecimento se deve a diversas ações adotadas por toda a rede de apoio para os atendimentos à população. Entre elas, estão o acompanhamento de todo o pré-natal da mãe, a busca ativa das usuárias para as consultas e a realização de atividades que fortaleçam o vínculo entre a gestante, o parceiro e o bebê.
“O trabalho de todos é fundamental para isso. Queremos, cada vez mais, reforçar essas ações, sempre visando o melhor atendimento à população de Gravataí e garantindo o suporte necessário a todas as gestantes”, afirma Suiani. Mensalmente, cerca de 15 gestantes são acompanhadas pela equipe a qual a enfermeira faz parte. “Quando iniciamos os atendimentos da gestante, já abordamos a importância do pré-natal do parceiro e seus impactos para a saúde”, completa.
Além do acompanhamento por parte da equipe, a unidade dispõe de visitadores do Bebê Saúde/Primeira Infância Melhor (PIM) no atendimento a crianças e gestantes – em especial aquelas em situação de risco e vulnerabilidade social – e do apoio da equipe e-Multi, com profissionais da área de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Assistência Social.
Assim, são desenvolvidos mensalmente encontros com o grupo de gestantes, que permitem a troca de experiências e preparam as gestantes e seus familiares para os cuidados no período gestacional, pós-parto e cuidados com o recém-nascido. Nas reuniões, são trabalhados temas ligados, por exemplo, à alimentação, aos direitos das gestantes e dos parceiros, à atividade física e à saúde mental.
Também foi destacado o acompanhamento dos profissionais de saúde bucal no atendimento às gestantes. Desta forma, há a garantia de assistência odontológica às mães durante o pré-natal, reforçando a importância do cuidado em todas as áreas de saúde e do trabalho dos profissionais de saúde com temas pertinentes, assim como esclarecendo eventuais dúvidas das usuárias.
Neste ano, o eixo a ser trabalhado será voltado ao puerpério, com destaque às ações de atenção à puérpera e aos recém-nascidos, com visitas domiciliares e o acompanhamento necessário. Em 2026, será a vez do eixo da puericultura, que acompanha a saúde de crianças e adolescentes, garantindo a assistência integral do processo de desenvolvimento dos menores.