INOVAÇÃO

Equipe gravataiense conquista terceiro lugar em torneio de robótica no Rio de Janeiro

A equipe gravataiense Trail Blazers ficou em terceiro lugar no torneio FIRST Robotics Competition (FRC) do Brasil, o Festival SESI de Robótica, que ocorreu entre os dias 3 e 6 de agosto, no Rio de Janeiro. A equipe disputou o título com outras 29 equipes.

Os robôs tinham o objetivo de mostrar habilidades autônomas e operadas para coletar cubos e cones e armazená-los em plataformas, valendo pontuação. Na primeira fase da competição, as equipes se esforçam para vencer as partidas e subir no ranking. Na segunda fase, as equipes mais bem ranqueadas formam alianças para disputar as eliminatórias. A equipe Trail Blazers foi classificada na 4ª melhor aliança de robôs. Para chegar às finais, o time precisa vencer três partidas consecutivas. Na semifinal, foram derrotados pela aliança 2 e aliança 1, que avançaram à final.

A equipe Trail Blazers saiu da competição com o 3º lugar, com uma ótima retrospectiva. Mas, além dos robôs, o time foi contemplado com o prêmio de sustentabilidade, para a equipe que demonstrou o melhor processo de expansão da robótica em sua comunidade. Um dos motivos foi a realização, em novembro de 2022, do primeiro Torneio de Robótica de Gravataí, em parceria com as secretárias de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) e Educação (SMED).

– Foi muito significativo. Superamos limites nesta competição, fizemos um trabalho incrível e buscamos uma boa colocação – destaca Alana Silveira, aluna de mecânica da Trail Blazers.

Nathany Santiago relata que a conquista comprova que a equipe está fazendo um trabalho realmente significativo.

– A cada reconhecimento que ganhamos, sinto mais orgulho de participar desse projeto incrível – completa a talentosa jovem.

Esse prêmio tem uma grande importância, já que o propósito da equipe é buscar a democratização da ciência e tecnologia. Desde o ano de sua criação, em 2005, a Trail Blazers trabalha com estudantes de escolas públicas e bolsistas de escolas privadas.

A equipe trabalha de maneira autônoma, sem nenhuma escola por trás do projeto, por isso, os mentores são voluntários e trabalham semanalmente no time porque acreditam no desenvolvimento dos jovens.

Bruno Ósio, aluno da Trail Blazers, em transição para se tornar mentor, ganhou em 2023 o maior prêmio para alunos do programa. Ele foi o primeiro brasileiro da história a ganhar o FIRST Dean’s List, concedido a 20 alunos destaque que buscam e lideram a expansão da robótica em sua região. Em 2023, 19 ganhadores são residentes dos Estados Unidos, enquanto Bruno é o único estrangeiro.

Bruno conta que após ganhar o prêmio, foi convidado a ir aos Estados Unidos para conhecer a mente por trás desse programa de robótica, Dean Kamen.

– Para ele, os mentores possuem papel fundamental para instigar cada vez mais os jovens sobre a tecnologia – disse.

Para saber mais, acesse a página da equipe no Instagram.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade