CRISE CLIMÁTICA

Estado homologa emergência de Cachoeirinha. Caso governo federal aceite, será possível sacar FGTS e prefeito apresentar programa de crédito para pequenos comerciantes com perdas na tempestade

O Governo do Estado homologou o decreto assinado pelo prefeito Cristian Wasem que coloca Cachoeirinha em situação de emergência após a tempestade supercélula do último 16 de janeiro. Agora, o documento segue para o Governo Federal, que também precisa dar seu parecer e assim serão disponibilizados recursos com fins específicos.

– É um momento muito importante porque, em 13 anos de Defesa Civil em Cachoeirinha, este é o nono evento climático e o quinto com reconhecimento. Todos os decretos que foram homologados aconteceram no governo Cristian, o que mostra que, além da preocupação de atender à população na recuperação física das perdas, também cuidamos da parte burocrática – afirma Vanderlei Marcos, coordenador da Defesa Civil.

Na prática, o reconhecimento de uma situação de emergência traz segurança jurídica para o governo fazer investimentos, como em um programa para socorrer pequenos comerciantes que tiveram prejuízos com a falta de energia elétrica, intenção do prefeito que o Seguinte: reportou com exclusividade em DDDDDDDDD.

– Somente com o decreto homologado por Estado e União é possível dispor de recursos como o saque do FGTS, participar ou criar programas de auxílio a comerciantes e empresários, entrar em programas estaduais já existentes – acrescenta Vanderlei.

Assim que o decreto foi homologado pelo Estado, a Defesa Civil de Cachoeirinha encaminhou o documento para o Governo Federal. Não há previsão de quando acontecerá a aprovação da União, mas a expectativa é de que aconteça na próxima semana.


Saque do FGTS


Nas redes sociais, um dos assuntos mais comentados é a possibilidade de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pela população de Cachoeirinha em função do temporal. Vanderlei Marcos explica que, com a homologação do Governo Federal isso será possível.

– Mas reforço: as pessoas só poderão sacar depois que a União liberar. Tudo está encaminhado para que aconteça. A Defesa Civil municipal fez todos os tramites necessários – garante.

Assim que a homologação da União ocorrer, a Prefeitura de Cachoeirinha deverá fazer um mutirão para auxiliar a população no saque do FGTS. Dias e locais da ação serão divulgados em breve.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas pegadas do Melo

Associo-me ao artigo Matinal nas pegadas de Melo, do jornalista e historiador Juremir Machado da Silva. Faz o Matinal um jornalismo de excelência. Reputo simbólico áudio revelado, onde o prefeito

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade