A primeira edição do Bloco da Onça Negra tomou conta do Centro de Gravataí, reunindo grande público neste domingo em frente à Casa de Cultura e na Rua Coberta. O evento, promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Cultura, faz parte da contrapartida do termo de fomento firmado com a Acadêmicos de Gravataí e demonstrou que a cidade tem no Carnaval uma de suas grandes paixões.
Antes do início dos festejos, a Casa de Cultura foi palco de um ato simbólico: a Acadêmicos de Gravataí realizou a doação de duas fantasias do desfile do ano passado para ficarem expostas permanentemente no espaço cultural.
“Estarei mais uma vez torcendo pela Acadêmicos de Gravataí, que fez história ao conquistar o título no ano passado. Essa vitória foi emblemática em um ano de muitas conquistas para a cultura, marcado, entre outros avanços, pela implantação da Secretaria de Cultura em Gravataí”, disse o prefeito Luiz Zaffalon, que agradeceu à escola pela doação das fantasias e destacou a importância do Carnaval para a cidade.
“Agora, a população terá acesso a esse patrimônio cultural aqui na Casa de Cultura. E a torcida é para que a Acadêmicos repita o título e se consagre campeã novamente. Será uma honra termos expostas aqui as fantasias do bicampeonato”, disse Zaffa.
O presidente da Acadêmicos de Gravataí, Anderson Nascimento, destacou a importância do apoio da Prefeitura. “Com a ampliação dos recursos, conseguimos fazer um Carnaval ainda mais competitivo e seguir valorizando a cultura local. Esse incentivo fortalece a nossa escola e mantém vivo o samba na cidade”, disse.
A festa seguiu com a apresentação da Acadêmicos de Gravataí, que empolgou o público presente.
A festa não para por aí. No próximo dia 23 de fevereiro, também um domingo, acontecerá a segunda edição do Bloco da Onça Negra. Desta vez, o evento será realizado no Parcão da 79, a partir das 17h.
O evento contou também com a presença do vice-prefeito Dr. Levi, do vereador Paulinho da Farmácia (representando a Câmara de Vereadores), do secretário de Cultura Patrick Silva, da diretora de Cultura Izabel Cristina, do assessor especial de Cultura Giulliano Pacheco, do presidente da Acadêmicos de Gravataí, Anderson Nascimento e, entre os espectadores, o deputado estadual Dimas Costa e a vereadora Anna Beatriz.