O estudante de Astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Gian Schmidt Azambuja, morador do bairro Vila Márcia, de Cachoeirinha, é um dos integrantes do grupo Team IntOrbit, que levou o primeiro lugar na etapa nacional do Act in Space.
O evento gratuito busca promover o uso de tecnologias aeroespaciais para o benefício das pessoas e do planeta, com impacto no dia a dia, em uma maratona internacional que acontece simultaneamente em 35 países e mais de 60 cidades. No Brasil, o evento é sediado na PUCRS.
Agora o grupo, formado também por Maria Eduarda D’avila Dlugokinski, João Paulo Camargos Carneiro e João Cairuga ,vai para Cannes, na França, concorrer com pessoas de todo o mundo por prêmios que vão desde uma experiência antigravidade até a mentoria de agências espaciais.
Entre os prêmios recebidos por eles, está a passagem paga para um dos componentes.
– São quatro integrantes: um não vai viajar, outro pagará a própria viagem, outro terá a passagem custeada pelo prêmio e o outro precisa buscar apoio para custear a sua ida. Para isso, foi aberta uma vaquinha online – relata Gian.
Nesta quarta-feira, 11, Gian e a colega Maria Eduarda foram recebidos pelo prefeito Cristian Wasen, que prestou apoio ao grupo e destacou a importância dos jovens para a produção de conhecimento no Brasil. Eles arrecadaram pouco mais de R$ 2mil e a meta são R$ 30 mil, que vai cobrir os vôos, estadia e alimentação.
Para contribuir com o Team IntOrbit, é possível ajudar pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/actinspace-finalistas-na-franca