Depois de sete anos – completados no dia 11 de dezembro passado – operando o serviço do transporte coletivo urbano municipal em Cachoeirinha, a empresa Stadtbus pode estar deixando o município segundo informações que correm “a boca miúda” não só nos corredores da concessionária.
Na outra empresa de ônibus da cidade, a Transcal, o assunto também está sendo sendo comentado e hoje uma fonte – como é bom andar com motorista de Uber bem informado! – que também é motorista de ônibus por lá, disse que a mudança do serviço coletivo urbano deve acontecer até o meio deste ano.
— Acho difícil, mas estão comentando isso lá dentro, sim — afirmou um segundo colaborador da Transportes Canoense Ltda (Transcal) que pediu para não ser identificado.
Um ex-funcionário da Stadtbus, que atualmente mora em São Paulo, confirmou ao colunista que a ideia de romper o contrato de 10 anos firmado em 2011 antes do prazo acabar vem sendo ventilado há alguns meses. O problema, segundo ele, é a baixa rentabilidade do serviço prestado.
Insatisfação
O executivo de uma outra empresa de ônibus da região disse que “ouço o mercado falando” – sobre a possibilidade de a Stadtbus abrir mão do transporte coletivo urbano no município de Cachoeirinha, e também confirmou que a motivação principal seria a insatisfação da empresa para com a baixa lucratividade.
Já o secretário municipal Elvis Valcarenghi, de Planejamento e Captação de Recursos, afirmou de Brasilia, onde se encontra, que não sabe do assunto com profundidade mas, pelo que ouviu, seria uma fusão da Stadtbus com outra empresa do ramo. E que esta outra empresa poderia, sim, ser a Transcal que, no passado (até 2011), já operou o serviço mas com o nome de Vicasa.
E uma terceira hipótese seria a venda da empresa Stadtbus, negociação que estaria sendo entabulada já há alguns meses pelo que noticiou em outubro o site O Repórter. A compra seria realizada por uma empresa de São Paulo e a direção da Stadtbus já teria até protocolado consulta na Prefeitura sobre a possibilidade de alterar a razão social sem prejuízo do contrato de prestação de serviço.
Para saber
1
A Stadtbus Transportes é uma empresa especializada no transporte de passageiros atendendo os diversos nichos do setor, como transporte coletivo urbano, intermunicipal e empresarial, fretamentos, viagens e turismo.
2
Iniciou suas atividades de transporte coletivo em 1º de fevereiro de 1966, em Santa Cruz do Sul, onde mantém sua sede, com o nome de Empresa Oliveira.
3
Atualmente, com uma frota de mais de 250 ônibus, atua nas cidades de Bagé, Campo Bom, Charqueadas, Esteio, General Câmara, Passo do Sobrado, São Jerônimo, São Luiz Gonzaga, Rosário do Sul, Vale Verde, Venâncio Aires, Cachoeirinha e na cidade sede, Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, além de Nova Lacerda, Pontes e Lacerda e Vila Bela (Mato Grosso) e Botucatu (São Paulo).
4
A Transcal, ex-Viação Canoense Sociedade Anônima (Vicasa), tem sede em Cachoeirinha e opera também nas cidades de Gravataí, Esteio e Porto Alegre. Segundo consta no site da empresa, transporta mais de 50 mil passageiros por dia.
5
A empresa tem ônibus convencionais (ou comuns!), executivo e seletivo, realizando serviços de transporte de passageiros em 11 linhas – com cerca de 60 variantes – e fretamentos.
6
Atualmente, ainda de acordo com ao site da empresa, possui mais de 220 ônibus entre os convencionais (comuns), articulados, adaptados (para pessoas com necessidades especiais) executivos e seletivos (com wi-fi a bordo).
IMPORTANTE
O colunista entrou em contato com as duas empresas mas não conseguiu falar com a direção. Foi deixado telefone para contato e até a publicação desta matéria ninguém da administração da Stadtbus e Transcal retornaram a ligação.